Livro infantil de escritora saltense vira história em quadrinhos

Anna Osta é autora do livro que terá sua 3ª edição adaptada em HQ (Foto: Divulgação)

Na última quinta-feira (18) comemorou-se o Dia Nacional do Livro Infantil. Na cidade de Salto, a escritora Anna Osta se prepara para relançar seu livro “Crescer na Terra do Nunca” em versão HQ (história em quadrinhos). A adaptação é realizada pelo quadrinista Laudo Ferreira, com colorização de Thaynan Lana e produção editorial da Mirarte Editora. O lançamento está previsto para agosto deste ano, na Feira Literária e Cultural de Itu – FLIC Itu.

Ao Periscópio, Anna explicou a respeito da ideia. “O livro ‘Crescer na Terra do Nunca’ conquista espaço desde o seu lançamento, em 2012, tanto que isso motivou sua 2ª edição, em 2022, pela Mirarte [Editora]. Agora, pensei que a 3ª edição poderia apresentar ao público infantojuvenil uma alternativa em HQ.”

De acordo com a escritora, dessa maneira  “seria também possível difundi-lo entre os adolescentes que ainda não têm o hábito da leitura”, acreditando que que “esse incentivo vem ao encontro de tendências atuais em nossa sociedade, que busca por respostas mais rápidas e imagética”.

Imagem da primeira página de “Crescer na Terra do Nunca” em HQ (Foto: Divulgação)

“Crescer na Terra do Nunca” aborda questões relevantes para o adolescente, que encontra nessa leitura possibilidades para suas dúvidas mais frequentes e respostas para alguns questionamentos.

“Minha inspiração para escrever essa obra surgiu de uma conversa com minha filha caçula, então adolescente. Ela estava angustiada por acreditar que, ao escolher uma carreira profissional, tivesse de permanecer nela até o fim de seus dias. Como sempre foi uma garota com interesses ecléticos, me dizia que, ao optar por uma área no vestibular, sentia que estaria presa a ela para sempre”, recorda Anna.

A conversa com a filha, fez com que Anna refletisse sobre a própria vida e o que imaginava ser quando fosse adulta. “Assim nasceu o personagem João, o protagonista da história”, comenta.

Diretora da Mirarte Editora, Rose Ferrari destaca. “A obra ‘Crescer na Terra do Nunca’ é um olhar sobre o público infantojuvenil de fato, pois não o trata como criança nem como jovem adulto. É uma das poucas obras brasileiras a utilizar temática e linguagem adequadas a essa faixa etária que vai dos 12 aos 14 anos”.

Além disso, de acordo com Rosa, a obra “trata de um tema muito importante para os adolescentes: as aflições próprias dessa fase da vida. Para a Mirarte Editora, é uma honra trabalhar nesta adaptação para HQ. É uma inovação que vem sendo adotada por outras editoras, até mesmo para clássicos como ‘Dom Casmurro’, de Machado de Assis; ‘Os Sertões’, de Euclides da Cunha; ‘Vidas Secas’, de Graciliano Ramos; ‘O Auto da Barca do Inferno’, de Gil Vicente; ‘A Revolução dos Bichos’, de George Orwell, entre muitas outras”, encerra. O making of da produção pode ser conferido através do link: https://fb.watch/rvLgOxZ760/