Livro sobre obra de Padre Jesuíno é lançado em Itu

A autora Maria Silvia Ianni Barsalini (Foto: Divulgação)

Na noite desta sexta-feira (18), aconteceu o lançamento do livro “Mário de Andrade lê Padre Jesuíno do Monte Carmelo”, de autoria de Maria Silvia Ianni Barsalini, editado pela Editora Appris. O evento deu-se no Salão do Anjo, anexo da Igreja Nossa Senhora do Patrocínio.

Na oportunidade, ao som do piano do maestro Leonardo Gouveia, que executou músicas do próprio Padre Jesuíno e com a autora fazendo uma exposição sobre o conteúdo da obra, os convidados souberam entre outras coisas que o livro, pronto, passou por 14 anos de intensas pesquisas e dois anos de produção. 

Professora e doutora, Maria Silvia Ianni Barsalini é ituana e tem uma vida intensamente ligada aos estudos acadêmicos. Ao Periscópio, ela disse que “fui convidada por dois professores, um para fazer o mestrado e  para o doutorado abordando a pesquisa que Mário de Andrade fez sobre o Padre Jesuíno do Monte Carmelo”.

Ela enfatiza que na época que Mário de Andrade pesquisou a obra de Padre Jesuíno, “não havia muitos recursos, então o que ele escreveu sobre a vida do religioso foi mais baseado sobre a tradição oral e documentos que não enriqueciam muito a biografia”. 

A professora e doutora Maria Silvia, agora, falou sobre a ideia de se fazer uma publicação juntando o mestrado e parte do doutorado em uma obra mais abrangente. “A minha expectativa – diz a autora – é que esse livro possa enriquecer o conhecimento das pessoas a respeito do Padre Jesuíno”.

Ela ressalta que o padre foi “uma pessoa muito importante na cidade de Itu e eu mesma tendo nascida, criada e estudada na cidade, desconhecia. Eu só fiquei conhecendo a existência de Padre Jesuíno quando com mais de 40 anos de idade, fui convidada pelo professor da Unicamp a fazer o trabalho”.

Finalizando, ela destaca que “é preciso divulgar o que a gente tem e muito bem. De um tempo para cá tem havido essa divulgação, mas na época em que eu fiz o trabalho, pouco se falava em Padre Jesuíno”.