Livros de enterramentos e conjunto de mapas são digitalizados em Itu
O Museu Republicano “Convenção de Itu”, junto ao seu Centro de Estudos e Arquivo em parceria com as Secretarias Municipais de Cultura, Planejamento e Serviços Urbanos de Itu, está desenvolvendo um projeto de preservação do Patrimônio Público do município.
O primeiro acervo está relacionado aos primeiros Livros de Enterramentos do Cemitério Público da Cidade, que compreendem todos os sepultamentos de adultos e crianças realizados entre os anos de 1884 a 1946. Já o segundo, envolve a salvaguarda dos Mapas Históricos contendo projetos de urbanização da cidade.
Todos os livros de Enterramentos passaram por um trabalho de higienização e acondicionamento em caixas especialmente elaboradas para a preservação. A realização da digitalização passa por etapas importantes para que todo o acervo seja preservado e a informação possa ser disponibilizada integralmente à população e também utilizada como fonte primária aos pesquisadores.
Os registros constituem manancial de pesquisa de grande importância para se conhecer a dinâmica da constituição da população local, pois além de oferecer dados sobre as pessoas falecidas, como nome e filiação, informa a nacionalidade e causa da morte.
A digitalização do registro de enterramento de adultos entre os anos de 1884 e 1946 (livros números 1, 2 e 3) já foi realizada e a mesma já está disponibilizada para consulta no Arquivo do Museu Republicano e também na Secretaria do Cemitério Publico Local.