Maio Amarelo conscientiza sobre acidentes de trânsito

Diretor de Mobilidade festeja redução em 50% dos óbitos em Itu por acidentes de trânsito (Arquivo)

Este ano com o lema “A paz no trânsito começa por você”, a campanha Maio Amarelo é um esforço mundial na conscientização de pedestres, ciclistas e motoristas. No Brasil, os acidentes de trânsito matam em média, 80 pessoas por dia. O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre a adoção de medidas educativas e seguras no trânsito, por intermédio dos conceitos de direção defensiva.

O mês de maio foi escolhido devido a uma resolução da Organização das Nações Unidas – ONU, que decretou em maio de 2011 a Década de Ação para Segurança no Trânsito. Já o amarelo é a cor mundialmente conhecida por simbolizar a atenção, na sinalização de trânsito. No Brasil, o Maio Amarelo é respeitado desde 2014.

Na capital, o Governo do Estado lançou o novo portal Infosiga (infosiga.sp.gov.br), de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, uma plataforma que traz investimentos em inovação e tecnologia visando auxiliar com dados o direcionamento de políticas públicas de segurança viária dos 645 município e reduzir o número de mortes no trânsito.

Na oportunidade o governador em exercício Felício Ramuth (PSD) apresentou o novo Anuário Rodoviário de Acidentes, que volta a ser editado pelo DER – Departamento de Estradas de Rodagem, tudo fazendo parte do evento Maio Amarelo 2024.

Segundo o IBGE, estima-se que o Estado de São Paulo conte com 44 milhões de pedestres, 24 milhões de motoristas de carro, 12 milhões de motociclistas, nove milhões de ciclistas e ainda 900 mil caminhoneiros.

No primeiro trimestre deste ano houve um aumento de 14,5% de óbitos no trânsito paulista, em comparação ao mesmo período em 2023. 

Em Itu – Segundo o diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, Hélio Tomba, “as ações da Secretaria são intensificadas com o objetivo de promover mais paz, segurança e conscientização no trânsito de Itu”.

Ele diz ainda que a Prefeitura, por intermédio da Secretaria, “irá concluir 12 mil metros quadrados de pintura viária realizadas desde o início de 2024”. Tomba ressalta ainda que “a Secretaria seguirá realizando blitz de fiscalização e orientação para motociclistas, com foco principalmente na documentação e na alteração de escapamentos das motocicletas”.

O diretor de Mobilidade divulga que, conforme dados do Infosiga, “em 2023 houve uma redução de 50% no número de óbitos em acidentes de trânsito no município em relação a 2022, sendo que em 2022 foram registrados 44 óbitos e, em 2023, 22”.

Tomba atribui esse resultado às ações de redução de velocidade  nas principais vias da cidade, seguindo tendências nacionais de orientações para o trânsito. Como parte das ações educativas, haverá postagens nas mídias sociais alusivas ao tema do Maio Amarelo 2024. 

Hélio Tomba enfatiza que “é importante que os condutores interpretem verdadeiramente o tema do Maio Amarelo deste ano, para melhorar a convivência nos deslocamentos diários”.