Maioria da população ituana apoia retorno do Carnaval ao Centro
Confirmação dos desfiles para a Rua Floriano Peixoto e Praça Padre Miguel agradou os ituanos
Neste início de ano, a grande novidade para Itu é a volta do Carnaval para o centro da cidade, como sempre foi tradicionalmente. Como se recorda, várias vezes as diversas administrações tentaram “profissionalizar” o carnaval, transferindo os desfiles e festejos para avenidas. Já foi tentada a Avenida Octaviano Pereira Mendes, (a “Marginal”). Sem maior sucesso, a festa voltou para o centro da cidade. Passaram-se mais alguns anos e o carnaval foi levado para a Avenida Ernesto Fávero, no Rancho Grande. Lá também não emplacou e voltou para o Centro. Ultimamente foi tentada a nova Avenida Galileu Bicudo e, de novo, não empolgou a população.
Para o Carnaval deste ano, também para fazer economia, a Prefeitura decidiu voltar a festa para o Centro, privilegiando a Rua Floriano Peixoto e a Praça Padre Miguel, como era antigamente. Tão logo foi divulgado, a reação foi excelente por parte da população. A reportagem do JP saiu a campo para ouvir as pessoas e constatou que a grande maioria prefere o carnaval no Centro, com menos “profissionalismo” e mais participação do povo. O carnaval no centro restaura a aproximação da população com o símbolo do Reinado de Momo, que é o festejado “Bloco do R”, o qual já vem sendo anunciado como a primeira entidade a abrir o desfile, aquecendo a rua para outros desfilantes.
Oxalá, os organizadores permitam que o “R” e outras entidades possam também dar a volta no Largo da Matriz como era em outros tempos. Há comentários de que o Bloco do “R” poderá apresentar uma grande novidade: com a percussão e mais meia dúzia de metais, como vem acontecendo com outros inúmeros blocos em tantas cidades do Brasil. Se não der para este ano, que seja para o próximo: A “Banda do R”…
A participação da Coca-Cola e da Brasil Kirin como apoiadoras do evento poderá trazer maior repercussão para o “novo” CARNAVAL TRADICIONAL de Itu, como acontece em Ouro Preto-MG, Paraty-RJ, São Luiz do Paraitinga-SP, Olinda-PE, etc… Como, aliás, era no passado, quando milhares de pessoas de outras cidades vinham participar do Carnaval de Rua ituano, não só presenciando como até desfilando no “R”, no Bloco do Grêmio Paula Souza, no “Fantásticos”, no inesquecível “Gorila´s” e outros. Trata-se de uma semente que pode germinar, inclusive se estendendo para o Cidade Nova.
As pessoas contatadas pelo “Periscópio”, em sua maioria, aprovaram a medida:
- Laína Maiana, 29: “Na Galileu (Bicudo) era muito ruim. Não tem tanto espaço, é escondido do centro”.
- Valesca Gazzola, 38: “Pode ser que influencie de forma positiva as vendas”.
- Carlos Gustavo da Silva, 20: “A mudança para a rua Floriano (Peixoto) é muito boa”.
- Willian Martins Ribeiro de Almeida, 32: “A influência será negativa. As ruas são estreitas o centro é bastante antigo”.
- Gabriela Stephanie Raphael dos Santos, 21: “Dependendo do local, é positivo para o comércio a mudança”.
- João Henrique Lascano Neto, 36: “Espero que agora, com essa alteração nos desfiles, o movimento melhore, assim como as vendas”.
- Lílian de Oliveira, 40: “Eu não havia gostado da ida do desfile para a Galileu Bicudo. Demorou até na minha opinião para acontecer esse retorno”.