Mais Casa: Como escolher o melhor tipo de rocha para a cozinha
Para tornar as cozinhas mais acolhedoras e intimistas, profissionais de arquitetura e decoração investem cada vez mais em revestimentos, entre eles as rochas ornamentais. Uma área comum de convívio para todos os integrantes da família, a cozinha acaba sendo um dos cômodos mais frequentados, e por isso pede uma decoração a mais.
De acordo com o arquiteto Filipe Bender, o granito e o Corian estão entre as favoritas na hora de compor a cozinha. “O granito é a pedra mais comum e barata nas bancadas; o metro quadrado custa em torno de R$ 400,00 e R$ 500,00. Mas quem escolhe essa rocha deve tomar alguns cuidados, principalmente ao optar pelas cores mais claras da pedra, pois ela absorve praticamente tudo que cair sobre a sua extensão. Já com o Corian é possível criar diferentes formas, e ainda tem uma gama de cores para escolher”, explica o arquiteto.
Ao escolher a tonalidade da rocha, há ainda quem acredita que os tons claros são os mais recomendados. O arquiteto comenta: tudo depende muito do estilo e proposta de cada decoração. “É possível apostar em tons mais escuros e os armários em uma cor mais clara ou ainda mesclar entre pastilhas metálicas e um tampo cinza. A cozinha é um local que permite ousar em algum detalhe ou revestimento, já que é o ‘coração’ da casa e o principal local para receber os amigos e familiares”, recomenda.
Para limpeza e melhor manutenção das pedras, recomenda-se usar apenas pano úmido e evitar produtos corrosivos, porque podem danificar tanto o mármore como o granito. Estes cuidados são fundamentais para garantir a durabilidade e beleza do material.