Mais um grande passo para a revitalização do Centro Histórico de Itu: a nova Floriano Peixoto

Por Ana Paula de Moraes Quinteiro Capelli*

Projeto do Boulevard Floriano Peixoto (Foto: Divulgação/Prefeitura de Itu)

O Centro Histórico de Itu passou por várias transformações ao longo de seus 410 anos, mas seu traçado e sua paisagem, composta por inúmeros edifícios de importância histórica, foram mantidos graças ao tombamento pelo CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). O tombamento, entretanto, não impediu que viesse a sofrer com o movimento de êxodo da classe média, o qual marcou as cidades nos anos 1970.

Seguindo o modelo norte-americano de moradia, por meio do qual as famílias residentes nos centros mudaram-se para o subúrbio em busca de tranquilidade e segurança, tal movimento no Brasil se deu em direção aos condomínios, deixando os centros restritos às atividades comerciais.

Em Itu não foi diferente. A implantação de vários condomínios fez com que os tradicionais moradores do Centro Histórico migrassem, e um espaço, até então residencial, passou a abrigar o comércio da cidade. Como toda região que deixa de ser residencial e passa a ser ocupada apenas no horário comercial, iniciou um processo de degradação.

No final do século passado, muitas cidades do Brasil e do mundo tentaram implantar calçadões como forma de revitalizar seus centros degradados. O objetivo desses novos espaços era atrair os pedestres e, assim, requalificar as áreas. São Paulo e Paraty são exemplos conhecidos do uso desse elemento urbanístico, apresentando resultados bem diferentes. 

Na cidade carioca, o centro histórico tem apenas atividades voltadas ao turismo, por isso é necessário que as ruas sejam fechadas, garantindo a preservação do calçamento original e permitindo que os turistas possam andar livremente entre lojas, pousadas e restaurantes 

Já em São Paulo, os calçadões não só contribuíram para a degradação do centro antigo, como aumentaram os índices de violência nas áreas onde foram implantados. Por serem utilizados apenas durante o dia, transformando-se, à noite, em lugares escuros e vazios, tornaram-se problemas urbanos ao invés de solução para espaços decadentes. Diante disso, a Prefeitura iniciou um processo de revitalização do centro por meio de um projeto que devolve o leito carroçável e amplia as calçadas, priorizando o pedestre, mas permitindo também o fluxo de veículos, o que, inclusive alivia o trânsito nas ruas que envolvem a área central.

O urbanismo do séc. XXI trouxe uma mudança nesse paradigma e colocou a rua como espaço público livre, por meio do qual nos apropriamos do ambiente urbano: é o conceito de “rua compartilhada”. Tal conceito traz para o mesmo espaço a circulação de veículos e pedestres, dando prioridade a esses últimos, potencializando a experiência de compras, convivência e apropriação do espaço e paisagem. 

O projeto de revitalização da rua Floriano Peixoto está baseado nesse novo conceito, sendo seus objetivos, além de revitalizar a paisagem tombada: valorizar a arquitetura de épocas, promover a convivência e o incentivo à atividade comercial e, principalmente, oferecer qualidade de vida aos usuários desse espaço tão concorrido.

Para tanto, prevê a ampliação das calçadas com a pintura do asfalto, trazendo conforto ao pedestre e mantendo o leito carroçável, garantindo que o trânsito de uma área movimentada não sofra impactos. Prevê, ainda, áreas de parada, com mobiliário que permite a convivência e o descanso, estrategicamente localizadas para favorecer a contemplação dos edifícios tombados, representativos de vários períodos arquitetônicos. Além disso, o modelo do mobiliário harmoniza com o já existente nas praças e floreiras, melhorando a qualidade ambiental do local. Todas intervenções reversíveis, respeitando as normas de preservação de áreas tombadas.

O projeto faz parte de um conjunto de ações da administração pública para valorizar o Centro Histórico de Itu, resgatando seu patrimônio arquitetônico, urbanístico e cultural, além de incentivar o turismo e o comércio.

*É arquiteta e urbanista formada pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e atualmente é Diretora de Obras e Posturas da Prefeitura da Estância Turística de Itu.

11 comentários em “Mais um grande passo para a revitalização do Centro Histórico de Itu: a nova Floriano Peixoto

  • 11/07/2020 em 15:56
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    Pintar o asfalto não é revitalização , é simplesmente asfalto pintado , igual ao lixo de ciclovia , asfalto pintado , tudo rachado e esburacado , o velho sistema político de enganar a população com fotos bonitas no Photoshop , mas ao vivo aquele serviço superfaturado mal feito , Brasil não é para amadores

  • 11/07/2020 em 18:25
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    Parabéns, Ana pela realização desse sonho. Com certeza Itu ficará ainda mais bela.

  • 11/07/2020 em 19:35
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    A rua Floriano Peixoto na altura da esquina do Carmo até a praça Bom Jesus, deveria ser um calçadão, é um movimento inútil de carros, e o comércio no local ficaria até melhor!

  • 11/07/2020 em 20:35
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    Conceito de cidade inteligente. Parabéns ITU. Adoro a cidade,

  • 11/07/2020 em 22:06
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    Acho ótima a mudança parabéns

  • 12/07/2020 em 13:48
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    Não me conformo. Uma cidade pequena, onde as vias já são estreitas e extremamente mal cuidadas, a prefeitura vai diminuir mais ainda a passagem de carros pra colocar faixa pra exercícios? Pelo amooooor de Deus! Isso deixa evidente a comum tentativa de políticos corruptos em ganhar votos por meio de “falsas melhorias” pra angariar votos pra próxima campanha eleitoral. Qualquer lugar do mundo, o que move uma nação pra frente é, em primeiro lugar, “educação”, seguida por saúde e segurança. Quem não muda essas coisas só conforma que quer um país falido pra população e, assim, manternos na escuridão da ignorância e, dessa forma, continuarem a enriquecer e desfrutarem de uma vida abastada aos custos do sofrimento dos cidadãos. Só troca cai nessa.

    • 12/07/2020 em 13:51
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      Não me conformo. Uma cidade pequena, onde as vias já são estreitas e extremamente mal cuidadas, a prefeitura vai dificultar mais ainda a passagem de carros pra colocar faixa pra exercícios? Pelo amooooor de Deus! Isso deixa evidente a comum tentativa de políticos corruptos em ganhar votos por meio de “falsas melhorias” pra angariar votos pra próxima campanha eleitoral. Em qualquer lugar do mundo, o que move uma nação pra frente é, em primeiro lugar, “educação”, seguida por saúde e segurança. Quem não muda essas coisas só confirma que quer um país falido pra população e, assim, nos manter na escuridão da ignorância e, dessa forma, continuarem a enriquecer e desfrutarem de uma vida abastada aos custos do sofrimento dos cidadãos. Só troca cai nessa quem é trouxa.

  • 12/07/2020 em 22:24
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    Engraçado tudo arrumado e o dinheiro do auxílio merenda das crianças onde fica cadê os cartões que não foram entregue?.
    Onde fica! Onde está o dinheiro que é por direito dos alunos do município de Itu?

  • 13/07/2020 em 08:49
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    Bom dia, moro na zona rural de itu SP, minha rua tá precisando de um trato são só 100 metros quando chove abre buracos de uns 3 metros pesso ajuda de vcs pra da uma melhorada por favor
    Obrigado

  • 29/07/2020 em 14:19
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    A proposta é bem vinda, assemelha-se ao conceito de cidades para pessoas, de Jan Gehl, arquiteto dinamarquês que a defende em prol de cidades mais humanizadas, favoráveis ao passeio público, às ciclovias e ao uso misto dos espaços urbanos, com habitações e comércio em coexistência harmônica junto a esses espaços.
    Faço votos pelo sucesso do projeto em benefício da cidade, do comércio e do turismo local.

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