Mais uma final para Ituano e Santo André

Clubes já disputaram três decisões, e Galo Rubro-Negro levou dois troféus sobre o adversário do ABC

Ronaldo marcou o gol do Ituano sobre o Santo André na estreia do Paulistão-17. Foto – Arquivo

Uma decisão entre Ituano e Santo André não chega a ser algo inédito no futebol paulista. E nem nacional. Por duas oportunidades, os clubes disputaram a final da Copa Paulista e, no quadrangular do Brasileiro Série C, o Galo levou a melhor e ficou com o caneco.

Neste sexta-feira, no Novelli Júnior, acontece o 50º confronto na história de Galo e Ramalhão. Em termos de Paulistão, o Ituano venceu cinco, perdeu quatro e houve sete empates em 16 jogos.
Em 2002, os times fizeram a final da Copa Paulista (na época, chamada de Copa Mauro Ramos de Oliveira). No jogo de ida, em Itu, 5×0 para o Galo (dois de Tita, Fernando Gaúcho, Juliano e Caio) na volta, mesmo perdendo por 1×2, o Galo foi campeão.

Já no ano seguinte, o Santo André deu o troco. No jogo de ida, o Ituano, em casa, fez 1×0 (gol de Terrão) e, na volta, no ABC, deu Santo André, vencendo por 4×1.

Ainda em 2003, Ituano e Santo André estavam na luta pelo título do Brasileiro Série C. Não foi propriamente uma final, mas, sim, um quadrangular disputado pelos rivais mais Campinense e Botafogo, ambos da Paraíba. O Ituano foi campeão e o Santo André, vice. Os dois times subiram para a Série B.