Manga toma posse e anuncia primeiros atos do mandato 2025-2028
O prefeito reeleito Rodrigo Manga (Republicanos) e o vice-prefeito Fernando Martins (PSD) foram empossados durante cerimônia nesta quarta-feira (1º), na Câmara de Sorocaba, assim como o secretariado municipal e os 25 vereadores para a gestão 2024-2028. Na ocasião, o Chefe do Executivo Municipal anunciou os 12 primeiros atos do seu segundo mandato à frente da Prefeitura.
Durante a sessão, tanto o prefeito como o vice entregaram suas respectivas declarações de bens e prestaram o juramento de posse (termo de compromisso) no Legislativo. Em seu discurso de posse, Manga fez questão de citar cada um dos 25 vereadores eleitos e disse que mais uma vez vive um momento único na história de Sorocaba, falando sobre suas expectativas e planos de seu mandato.
“Vamos continuar com essa missão de ter o bom relacionamento com a Câmara (…) e temos um grande objetivo de lutar pela revisão do Pacto Federativo, que impacta em cada município, para que podemos trazer mais recursos para melhor atender a população”, pontuou Rodrigo Manga, pouco antes de receber a faixa de prefeito eleito, pela primeira-dama, Sirlange Frate Maganhato.
Na sequência, Rodrigo Manga assinou ofícios que pontuam cada uma das novas iniciativas que serão implementadas com prioridade pela Administração Municipal. Entre os decretos estão o que estabelece o passe livre para os estudantes de Sorocaba, a convocação de 300 candidatos aprovados no Concurso da Guarda Civil Municipal (GCM) e a disponibilização, a todos os alunos da rede municipal, do kit escolar contendo uniforme, material e mochila.
Secretários e vereadores
Terminada a sessão de posse na Câmara, os secretários municipais do novo mandato do Executivo foram nomeados aos seus respectivos cargos, durante ato no gabinete do prefeito. O secretariado é composto por titulares de 22 pastas da administração pública, mais os responsáveis pela Urbes – Trânsito e Transportes, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS), Controladoria Geral do Município e Fundo Social de Solidariedade.
A liderança do Governo Municipal na Câmara permanecerá do vereador João Donizete (União Brasil), tendo como vice-líder, Cristiano Passos (Republicanos). Por sua vez, a Mesa Diretora do Legislativo Municipal, pelos próximos dois anos, conforme votação em plenário, foi formada pelo vereador Luís Santos (Republicanos), como presidente, e Caio Oliveira (Republicanos), como 1º vice-presidente. Cláudio Sorocaba (PSD) é o 2º vice-presidente; Cristiano Passos, o 3º vice-presidente; Fausto Peres (Podemos), o 1º secretário; João Donizete é o 2º secretário e Fábio Simoa (Republicanos), o 3º secretário.