Manoel Cavarches, um baluarte na arte da Malha

Entusiasta, divulgador, dirigente, técnico e atleta, ele introduziu o esporte em Itu de maneira oficial

malha

Moura Nápoli

A Malha é um esporte cuja divulgação não é das maiores, porém, seus praticantes são apaixonados e não medem esforços ou distâncias para sua prática. Em Itu, um dos representantes mais ativos da Malha é Manoel Monteiro Cavarches.

Atualmente ele atua como técnico e atleta do clube Centro Park, que disputa partidas em Itu e regionais, pela Liga Sorocabana de Malha.

Pioneiro no esporte em Itu, Manoel falou ao “Periscópio” sobre como começou a praticar essa modalidade, quando ainda jovem, morando em Sorocaba. “Com 17 anos, comecei, disputando vários campeonatos e torneios no clube Quinzinho de Barros, em Sorocaba. O clube não existe mais e no local há, hoje, o Zoológico Quinzinho de Barros”.

Quando mudou-se para Itu o jovem sentiu falta da prática da Malha e percebeu que não existiam campos oficiais com cobertura e pisos adequados. Então Manoel começou a reivindicar junto às autoridades da época uma cancha oficial para que se pudesse formar um clube para disputas locais, regionais e até mesmo estaduais.

“No ano 2000, por intermédio do prefeito da época Leonel Salvador, o secretário de Esportes Schanoski e Mané da Saúde, que conseguimos o primeiro campo oficial coberto com piso de frio asfalto”, lembra Manoel.

Estava nascendo o glorioso clube de malhas Figueira que tão bem representa a cidade em campeonatos, torneios, jogos regionais e estaduais. Manoel dirigiu esse clube por cinco anos. “Depois, a pedido da Secretaria de Esportes, fundei o clube de malha Centro Park”.

Manoel Monteiro Cavarches não perde oportunidades para divulgar o esporte da malha por todo Brasil nas redes sociais, além de mandar sugestões para o novo regulamento do jogo, os quais acabaram sendo aprovados e postados no livrinho de regulamentos dos jogos.

O dirigente diz ainda que “um dia recebi o convite do presidente da Federação Paulista de Malha, senhor Marcio Pinto, para receber o meu Diploma de 50 anos malhisticos e serviços prestados a bem desse esporte”, orgulha-se.

Ele encerra destacando que do anos 2000 até o momento, os atletas e dirigentes da Malha de Itu sempre contaram com o apoio dos prefeitos e secretários de Esportes que passaram por Itu e que todos agradecem o incentivo, esperando que assim continue com o prefeito Guilherme Gazzola e o secretário Douglas Boschetti.

Foto – Arquivo Pessoal