A manutenção de câmbio automático
Com o aumento do trânsito e as constantes exigências de mudanças de marcha que o “para e anda” acarretam, está cada vez mais comum a utilização de carros com câmbio automático, pois além de diminuir o desgaste físico de seu condutor, tem um baixo índice de manutenção se for comparado com o manual.
Porém, o “barato pode sair caro” se o motorista não tiver cuidado com o uso do mesmo, já que em caso de necessidade sua manutenção pode chegar a R$ 30 mil. E é pensando nisso que trazemos uma lista de cuidados na hora de guiar com um câmbio automático.
Troca ou vazamento
Procure, no manual do seu carro, como deve ser realizada a verificação de vazamento de fluido do câmbio, pois muitas vezes pode ser descoberto de maneira tardia.
Em automóveis mais antigos, a troca é recomendada a cada 40 mil km rodados ou a cada três anos; já em outros, o ideal é promover a substituição a cada 80 mil km.
Existem modelos de fluidos ainda, chamados life time, que não necessitam de troca, mas sempre é bom realizar uma verificação em locais especializados.
Líquido de arrefecimento do motor
Com a função de manter o motor refrigerado, assim como a temperatura dos demais componentes do motor, o líquido de arrefecimento deve sempre ser avaliado, incluindo o fluido de transmissões automáticas.
Condução
Tem de haver cuidado também no momento de conduzir o carro. Ficar acelerando e tirando o pé, enquanto se espera o semáforo abrir, pode fazer a transmissão trabalhar em alta temperatura. Deixar a transmissão atuar de maneira suave proporcionará uma vida útil à mesma.
Outro ponto importante é que não se deve colocar o câmbio no “neutro” quando estiver com o veículo em movimento. Isso pode ocasionar o travamento devido a falta de lubrificação necessária para que o câmbio possa funcionar corretamente.
Atenção
Quando a luz de advertência acender, preste bastante atenção, pois é sinal de que existe um problema sério. Geralmente, o câmbio entra em regime de emergência em situações como essa, com a transmissão funcionando de forma parcial.
Em um momento como esse, você deve parar o carro e solicitar um guincho para a oficina, pois só lá, com um equipamento de diagnóstico com o software específico para aquele modelo de caixa de transmissão, é que o problema será solucionado.
Teste
Ao adquirir um carro usado, se preocupe mais com o câmbio do que com alguns amassados ou arranhões, pois o conserto de um caixa pode ser mais caro do que o valor atual do veículo. É importante realizar um test drive em locais que possuam pouco trânsito. (Daniel Nápoli)