Mãos: como evitar rugas e manchas

Tarefas domésticas e exposição ao sol são fatores que podem fazer com que a mão fique seca e manchada

As mãos merecem a mesma atenção que o rosto e o pescoço, e os cuidados vão muito além de apenas passar hidratante. As mãos envelhecem juntamente com o rosto, e com o passar do tempo elas apresentam linhas, rugas, flacidez, manchas e perda de volume, já que a produção de colágeno diminui e é quando os ossos e veias ficam mais salientes.

O sol é o grande responsável pelo aparecimento de manchas e seu efeito é cumulativo. As tarefas domésticas podem ajudar no aparecimento de rugas, por isso é importante usar luvas de proteção quando manusear produtos de limpeza e usar todos os dias cremes hidratantes à base de ureia, glicerina, óleo de amêndoas ou manteiga de karitê. Dar preferência para sabonetes de glicerina é o ideal.

A aplicação de protetor solar no rosto deve ser uma prática diária, mas passar protetor nas mãos também deve se tornar um ato de rotina. Existem tratamentos bem específicos e que oferecem rejuvenescimento da pele das mãos, mas devem ser aplicados sob a orientação do dermatologista. Bons resultados são obtidos com laser, luz intensa pulsada, radiofrequência e peelings, além de hidratação injetável que promete devolver o volume e melhorar bastante o visual.

A alimentação também é um ponto importante nesse assunto. A ingestão de proteínas magras, por exemplo, estimula a produção de colágeno pelo organismo. As fibras de colágeno são as responsáveis pela sustentação da pele de um modo geral, inclusive da pele das mãos. Grãos integrais, castanhas em geral, verduras, legumes, sementes, ovos, queijos e frutas são ricas fontes de nutrientes que diminuem a ação dos radicais livres, sendo boas tanto para o rosto quanto para as mãos. Em casos de manchas escuras ou incomuns, a consulta com profissional dermatológico é indispensável.