Maria Célia e Alice
A afinidade de sentimentos e propósitos tornou-as grandes amigas.
Maria Célia Brunello Bombana, Acadêmica ocupando a Cadeira nº 21, cujo Patrono é Salathiel Vaz de Toledo, nossa sensível e inspirada poetisa, artista que transmitiu suavidade e delicadeza nas pinceladas de suas telas e aquarelas, na harmonia e no bom gosto de suas porcelanas, azulejos e painéis, obras que guardam seus olhares, seus sentires, sua visão de mundo.
Inúmeros títulos honoríficos ilustram sua biografia. Como Presidente do Rotary Clube Convenção e da Sociedade Amigos da Cidade de Itu, demonstrou inequívoca capacidade de servir.
Em 2015 Maria Célia foi merecida e solenemente agraciada com a Medalha Domingos Fernandes pelo conjunto de suas diferentes atuações em prol da cultura em nossa cidade.
Em deliciosas tertúlias na Fazenda São Miguel, em Itu, entre as preocupações da Associação Ituana de Proteção Ambiental- AIPA, da qual foram membros fundadores, Maria Célia e Alice davam asas à imaginação e produziam trabalhos em diversificadas técnicas.
Alice Brill, lídima representante de família de artistas, menina alemã encantada com o Brasil, suas primeiras paisagens são de Paquetá, antes de surpreender-se e, ao mesmo tempo, emocionar-se com a exuberância de São Paulo.
Ávida de saber, viaja aos Estados Unidos, onde aperfeiçoa as técnicas de pintura, envolve-se com Fotografia e mergulha nos estudos de História da Arte, Literatura e Filosofia.
Com tal bagagem retorna a São Paulo, enamorando-se de sua gente simples, que encontra nas ruas, nas feiras, nos parques.
Mestra em Batik, ancestral técnica indiana de tingimento, inova com coloridos e formas resultantes de sua criatividade e competência.
Pela janela de seu ateliê na Fazenda São Miguel, em Itu, ou em São Paulo, Alice descortina o seu mundo de sonhos, importante arsenal de sua imensa produção.
Alice Brill. Nossa inesquecível inspiração para o belo.
Maria Célia Bombana, que será, sempre, verdadeiro e perfeito ornamento de nossa Academia.
Em Itu, abertura da exposição Célia e Alice, aos dois dias de fevereiro de 2016, Casa da Praça.
Maria Angela Pimentel Mangeon Elias
Cadeira nº 17
Patrono Olívia Sebastiana da Silva