Maria Shirley Speroni Fontana recebe Medalha Dom Gabriel

Autoridades municipais e religiosas, além de amigos e familiares da homenageada e parentes de Dom Gabriel participaram da entrega da honraria (Foto: Divulgação/Câmara)

No último sábado (11), a Câmara de Vereadores de Itu realizou a entrega informal do Diploma e Medalha Dom Gabriel Paulino Bueno Couto à senhora Maria Shirley Speroni Fontana. A honraria foi entregue durante a Missa das 18h da Igreja Nossa Senhora do Carmo, realizada em comemoração à semana Dom Gabriel.

Nascida em Itatiba/SP, Maria Shirley Speroni Fontana é professora aposentada e mudou-se para Itu com a família no ano de 1972. Musicista desde a infância, sempre esteve envolvida na comunidade católica, participando das apresentações musicais em diversas igrejas.

Após perder o filho caçula em um trágico acidente, Maria Shirley e seu marido, Jesuíno Fontana, decidiram participar de um curso de Teologia na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Candelária, no qual Dom Gabriel era um dos professores e tiveram grande contato com o religioso.

Hoje a homenageada integra o Coral do Carmo na parte musical. Maria Shirley e o finado maestro do coral, Carlos Roberto da Silva, conseguiram a partitura original do Hino a Dom Gabriel com o autor da música e letra, Sr. José Luiz de Carvalho, que mora em Jundiaí. Todos os anos, este hino é entoado pelo coral na Semana Dom Gabriel.

A entrega da homenagem foi realizada pela primeira-secretária da Câmara de Itu, vereadora Célia Rocha (PL), que na ocasião representou o Legislativo Municipal, acompanhada pelo vice-prefeito Luciano Ribeiro (PL), que representou o Executivo Municipal, pela vereadora Maria do Carmo Piunti (PSC), pelo reitor da Igreja Nossa Senhora do Carmo, Frei Rothmans Darles de Campos, pela senhora Maria Cecília D’elboux Nunes, sobrinha de Dom Gabriel, e pela sobrinha-neta do religioso, Débora Nunes, além de amigos e familiares da homenageada.

Criado em 2010, o Diploma e Medalha Dom Gabriel são destinados a pessoas ou entidades que tenham se destacado na divulgação da vida e da obra de Dom Gabriel, nomeado primeiro Bispo Diocesano de Jundiaí pelo Papa Paulo VI, em 21 de novembro de 1966.