Mariana D’Andrea é campeã de etapa da Copa do Mundo de halterofilismo

Mariana ergueu 145kg e o resultado lhe garantiu ainda um novo recorde das Américas (Divulgação/CPB)

A paratleta ituana Mariana D’Andrea se sagrou campeã da etapa de Tbilisi da Copa do Mundo de halterofilismo na categoria até 73kg na segunda-feira (24). Mariana ergueu 145kg e o resultado lhe garantiu ainda um novo recorde das Américas.

A competição teve início na última quinta-feira (20) e contou com a participação de 13 brasileiros. Esta é a última disputa internacional da equipe do Brasil antes dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, com abertura em 28 de agosto, e define as últimas vagas da do halterofilismo no megaevento.

A melhor marca das Américas na categoria até 73kg já era de Mariana. Antes dos 145kg de segunda-feira, o recorde continental era de 141kg, suportados pela própria atleta nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, em novembro de 2023, no Chile.

O pódio foi completado pela chinesa Liye Liao, que ficou com a prata ao erguer 137kg na primeira de suas três tentativas, e a turca Sibel Cam, que foi bronze com 134kg. “Estou muito feliz com este resultado, porque estamos perto dos Jogos de Paris. Faltam apenas 65 dias e o título me dá mais confiança para a principal competição do ano”, disse Mariana.

Com o resultado obtido na Geórgia, Mariana melhorou sua marca no ranking de acesso aos Jogos de Paris na categoria até 73kg, na qual iniciou a competição na segunda colocação com 141kg. A liderança é da nigeriana Kafila Almaruf, com 151kg. Já na categoria até 79kg, a brasileira lidera com a mesma marca de Kafila.

Este foi o segundo pódio do Brasil na Geórgia. Na quinta-feira (20), a mineira Lara Lima foi medalhista de bronze na categoria até 41kg e ainda conquistou o recorde das Américas, ao erguer 107kg.