Mariele Belasco faz balanço à frente da direção do Grupo da Melhor Idade de Itu

O Grupo da Melhor Idade de Itu surgiu na vida de Mariele em 2017, quando recebeu o convite do prefeito para atuar no espaço (Foto; Juca Ferreira/Divulgação)

Nascida e criada em Itu, Mariele Belasco de 39 anos é diretora geral do Grupo da Melhor Idade de Itu desde 2021, tendo iniciado sua trajetória no local em 2017, quando assumiu primeiramente um papel administrativo.

“O Grupo da Melhor Idade entrou na minha vida de forma inesperada, quando fui convidada pelo prefeito Guilherme Gazzola (PP) para compor o grupo em 2017. À primeira vista, parecia apenas mais uma oportunidade profissional, mas logo se revelou como um verdadeiro chamado”, diz Mariele.

A diretora geral comenta que ao cruzar a porta do grupo pela primeira vez, foi recebida por sorrisos calorosos e olhares cheios de histórias para contar. “Cada pessoa idosa que conheci carregava consigo um universo de vivências, desafios superados e sabedoria acumulada ao longo dos anos. Naquele momento, percebi que não estava apenas entrando em um novo emprego, mas sim, numa escola de vida”.

“O impacto que essa experiência teve sobre mim foi profundo e transformador. Profissionalmente, me trouxe novas habilidades e uma compreensão mais ampla sobre as necessidades e os direitos dos nossos frequentadores. Pessoalmente, despertou em mim um senso de responsabilidade e uma vontade incansável de fazer a diferença na vida dessas pessoas que tanto contribuíram para nossa sociedade”, destaca a diretora. 

Mariele acrescenta que no período, aprendeu sobre resiliência, coragem e a importância de cada gesto de carinho e atenção. “Vi de perto como pequenas ações podem ter grandes repercussões na vida de alguém, especialmente daqueles que muitas vezes são esquecidos pela sociedade. Cada sorriso, cada história compartilhada e cada conquista dos nossos frequentadores reforçavam meu compromisso de lutar por um futuro mais justo e inclusivo para todos”.

Ações 

“No Grupo da Melhor Idade, desenvolvemos diversas iniciativas voltadas para o bem-estar e integração das pessoas idosas. Desde a organização de aulas de ginástica, dança e caminhadas, até oficinas de artesanato e palestras e orientações, nosso objetivo sempre foi promover não apenas a saúde física, mas também criar um ambiente acolhedor e enriquecedor ”, destaca a gestora. Eventos culturais como visitas a museus, e momentos de lazer e descontração como passeios, bailes temáticos, almoços de confraternização também foram planejados para fortalecer os laços sociais e emocionais. 

“Além disso, buscamos apoiar emocionalmente os participantes através de grupos de apoio ajudando cada um a se sentir ouvido e compreendido. Com aulas de inclusão digital, capacitamos as pessoas idosas a utilizarem seus próprios telefones, facilitando sua comunicação e acesso à informação”, comentou Mariele. 

Em encontros mensais como “Dias da Beleza” os frequentadores têm a oportunidade de cuidar da sua autoestima e bem-estar físico com sessões de cuidados com a pele, maquiagem, corte de cabelo, momentos que valorizam a autoimagem e promovem o bem-estar emocional através do autocuidado. Essas ações não apenas melhoraram a qualidade de vida dos frequentadores, de acordo com a diretora, como também criaram um verdadeiro senso pertencimento dentro do grupo, contribuindo para um envelhecimento ativo, saudável e autônomo.

Estrutura 

“Quando cheguei ao Grupo, ele já era uma entidade respeitada, mas enfrentava desafios de estrutura e organização. Trabalhamos arduamente para melhorar as instalações, aumentar o número de atividades e garantir que cada idoso recebesse o melhor atendimento possível. Hoje, o Grupo da Melhor Idade atende quase 800 pessoas idosas, com cerca de 5 mil atendimentos mensais, e se tornou um modelo de referência em acolhimento e serviços para a Melhor Idade”, orgulha-se Mariele. 

Ainda de acordo com a diretoria, foram realizadas aproximadamente 70 oficinas semanais que atenderam a todos os gostos, incluindo atividades físicas, esportivas, culturais, recreativas e sociais. “Além disso, recentemente inauguramos um estúdio exclusivo de Pilates para a Melhor Idade, um projeto que sonhei desde que assumi a Direção da Sede e foi concretizado com o apoio da Prefeitura. Este espaço representa um marco na nossa missão de proporcionar cuidado integral aos frequentadores, pois o pilates é especialmente benéfico para as pessoas idosas ajudando na melhoria da postura, flexibilidade e força muscular, além de contribuir para a autoconfiança e qualidade de vida”, destaca a diretora geral. 

Balanço

“Faço um balanço extremamente positivo deste período à frente do Grupo da Melhor Idade. Conseguimos alcançar muitas conquistas, tanto na melhoria dos serviços oferecidos quanto na ampliação do nosso alcance e impacto na vida das pessoas idosas. Enfrentamos desafios significativos, mas com dedicação e trabalho em equipe, conseguimos superá-los e proporcionar um atendimento de excelência”, vibra Mariele. 

Emocionada, a diretora geral prossegue. “Falar sobre a melhor idade é mergulhar em um oceano de amor, amizade e aprendizado constante. O Grupo da Melhor Idade é minha missão de vida, o lugar onde encontro significado e propósito todos os dias.” “Mais do que um trabalho, este grupo é minha família estendida. Em cada abraço, em cada conversa compartilhada, sinto o privilégio de fazer parte. A dedicação e a alegria que eles proporcionam são um presente diário, uma fonte constante de inspiração para continuar buscando maneiras de tornar suas vidas mais felizes e plenas”, prossegue Mariele. 

“Em cada história de vida, descubro lições de resiliência, sabedoria, superações e amor incondicional; e essas experiências moldaram não apenas minha carreira, mas também quem eu sou como pessoa, ampliando minha compreensão do que realmente importa na vida”, reflete a gestora. Cada momento vivido no Grupo da Melhor Idade se torna uma página preciosa no livro da minha existência. Levo comigo não apenas memórias e ensinamentos, mas também um profundo sentimento de amor e gratidão por ter sido abençoada com a oportunidade de servir e aprender com essas pessoas extraordinárias. E é com esse amor profundo que continuarei honrando nossa missão com dedicação e paixão, carregando comigo as memórias preciosas e as lições valiosas que este lugar me proporcionou”, acrescenta uma Mariele orgulhosa e emocionada.

Legado

“Para mim, o maior legado que tenho a honra de deixar no Grupo da Melhor Idade é a transformação que buscamos através da humanização do atendimento e da valorização de cada pessoa como um indivíduo único. Desde o início, meu objetivo foi criar um ambiente onde todos se sintam não apenas cuidados, mas verdadeiramente acolhidos e respeitados”, diz Mariele. “Ao longo dos anos, trabalhei incansavelmente para implementar melhorias estruturais e organizacionais que não apenas mantêm, mas elevam a qualidade dos serviços que oferecemos”, orgulha-se a diretora geral. 

“Meu compromisso sempre foi além do cuidado físico; é um compromisso emocional com cada pessoa que atendemos. Cada sorriso, cada conversa e cada atividade compartilhada são oportunidades para celebrar a vida e reconhecer a sabedoria e experiência de nossos frequentadores. É uma honra poder contribuir para suas vidas, e saber que deixo um legado de respeito, carinho e cuidado”, reforça Mariele.

Sobre a diretora geral

Nascida e criada na cidade de Itu, Mariele é filha de Aparecida, “uma mãe amorosa, dedicada às filhas e netos, uma pessoa exemplar” e de Sérgio, “um pai presente, trabalhador e muito dedicado à família” e é casada há 15 anos com Marcelo Policher e é mãe de Pedro de 14 anos e do Lorenzo de 9 anos.

“Estudei Letras, mas nunca quis seguir a carreira de professora. aprendi desde cedo o valor da comunidade e da solidariedade. Minha mãe, uma dedicada professora, e meu pai, ambos naturais de Itu, sempre me ensinaram a importância de ajudar os outros. Desde a adolescência, sempre estive envolvida no voluntariado da Igreja Católica, em comunidades, asilos, e encontro com jovens”, recorda Mariele. Essas experiências iniciais despertaram em Mariele uma profunda compreensão do impacto que pequenas ações podem ter na vida das pessoas. Foram nessas experiências que seu entendimento sobre cuidado, amor e empatia se aprofundaram. 

“Conheci [ao longo da vida] pessoas incríveis, cheias de histórias de resiliência e esperança. Cada sorriso, cada palavra de agradecimento, cada olhar de confiança, reforçava meu compromisso em fazer a diferença. Vi de perto a força de comunidade unida e como o apoio mútuo pode transformar vidas”, destaca Belasco. 

Profissionalmente, Mariele iniciou carreira no setor administrativo de uma Escola Estadual localizada no bairro Padre Bento, depois trabalhou no comércio local, e por 10 anos em uma empresa de climatização, onde encerrou sua jornada como gerente geral, ingressando posteriormente na Prefeitura, iniciando na sequência sua trajetória no Grupo da Melhor Idade.