Matheus Costa deixa o DEM e se filia ao PHS
O vereador Matheus Costa informou durante a palavra livre da sessão da última segunda-feira (21) que está de saída do DEM (Democratas) e que irá se filiar ao PHS (Partido Humanista da Solidariedade). A mudança partidária se deve ao ingresso do deputado federal José Olímpio e do deputado estadual Rodrigo Moraes à legenda, o que inviabiliza a pré-candidatura de Matheus pelo partido.
“Nós já estávamos monitorando essa possibilidade do ingresso dos dois deputados ao Democratas e aguardamos que isso ocorresse para nos posicionarmos”, declarou o vereador. “Entendíamos que, se eles estivessem vindo para somar a esse projeto que nós temos de cidade, de mudança em torno do projeto de pré-candidatura que nós temos e trabalhamos ao longo desse tempo, seriam muito bem-vindos”, disse Matheus.
Porém, Rodrigo Moraes seguiu como pré-candidato do DEM, o que fez Matheus Costa rever seu projeto. “Aí nós percebemos que não tem como dois pré-candidatos ocuparem o mesmo espaço”, comentou o vereador, contando que recebeu diversos convites de outros partidos para se filiar, inclusive do PR (Partido da República) do ex-vereador Adauto Gonçales, mas acabou optando pelo PHS.
“Me senti muito honrado, porque sei que o Adauto é um homem de palavra. Mas nós estávamos na perspectiva de termos o nosso espaço, a nossa casa”, disse Matheus, explicando que teve uma reunião com a diretoria estadual do PHS. “Tivemos então o convite do PHS para poder participar dessa legenda, que está limpa no cenário nacional”, explicou.
O vereador também falou que o partido está crescendo. “Embora ainda não seja uma legenda conhecida aos olhos de todos os brasileiros, ela está crescendo. Cresceu nessa última janela na Câmara Federal. Inclusive o número de deputados é maior do que o PV e do PROS”, comentou Matheus, em referência aos partidos de Balbina de Paula Santos e Givanildo Soares.
O vereador Eduardo Ortiz e Normíno da Rádio (que assumiu a cadeira de Matheus quando este se afastou da Câmara para a realização de um curso nos EUA), além de outros pré-candidatos a vereador do grupo, também irão para o PHS. “Nós aceitamos esse convite de poder participar desse projeto para nós participarmos da transformação, da mudança, que nós defendemos na cidade de Itu”, disse Matheus Costa.
O vereador também deixou um recado a todos que diziam que o DEM era forte em Itu. “Quero dizer que era forte mesmo, porque o grupo que participava do Democratas na cidade de Itu é forte. Mas esse grupo está buscando essa nova casa poder manter-se forte e para conseguir todos os objetivos que nós queremos e tanto defendemos para nossa cidade”, afirmou, dizendo ainda que o PHS fará a maior bancada de vereadores na próxima legislatura.
Em aparte, Giva disse que chegou a convidar Matheus para integrar o PROS e desejou sorte ao vereador. “Eu não tenho dúvidas: em breve, não sei se nessa eleição, será prefeito de Itu. Não tenho dúvidas, pela sua espontaneidade e seu caráter. Podem alguns rirem, debocharem, mas Deus não deixa cair uma folha sem a permissão Dele. Vossa excelência vai engrandecer o PHS, porque não vai deixar na gaveta; pois é atuante”, disse o vereador. “Não diria que tem o meu apoio, mas torço pelo sucesso de vossa excelência, que tem um futuro brilhante na política de Itu”, finalizou Giva.
Filiação ao PHS
Na noite de quarta-feira (23), o vereador Matheus Costa oficializou sua filiação ao PHS (Partido Humanista da Solidariedade), bem como confirmou sua pré-candidatura a prefeito da cidade. O evento contou com a presença dos pré-candidatos a vereador e demais integrantes do grupo de trabalho de Matheus Costa, bem como do presidente estadual do PHS, Láercio Benko.