Medicina da UniMAX conquista nota máxima no MEC

A avaliação ocorreu seis anos após a autorização recebida pela UniMAX para lecionar Medicina em seus campi (Foto: Divulgação)

Seis anos após obter a autorização do Ministério da Educação (MEC) para dar início ao curso de Medicina, o Centro Universitário Max Planck (UniMAX), em Indaiatuba (SP), uma instituição do Grupo UniEduK, foi novamente contemplado com a certificação de nota 5, nota máxima concedida pelo órgão.

A certificação foi obtida após visita de equipe técnica composta por médicos avaliadores do ministério, entre os dias 14 e 16 de agosto, e reconhece a instituição como uma das melhores em ensino e capacitação em medicina do Brasil.

A avaliação ocorreu seis anos após a autorização recebida pela UniMAX para lecionar Medicina em seus campi e, neste mesmo ano, forma a primeira turma de médicos graduados pelas instituições. A avaliação é composta por mais de 60 requisitos que devem ser cumpridos pelo centro universitário.

De acordo com a coordenadora do curso de Medicina da UniMAX, professora Dra. Valeria Vernaschi, a certificação com nota 5 é uma grande conquista. “Essa é uma enorme vitória do time de professores e colaboradores da UniMAX e que há seis anos constroem um currículo muito inovador”, disse.

Como corresponsáveis por essa conquista, Valeria cita o papel dos estudantes e docentes, assim como a qualidade e os recursos disponibilizados para a formação dos futuros médicos. “Nossos professores, nossos estudantes e as parcerias que temos com diversos serviços de saúde da macrorregião estão de parabéns. Essa é uma grande conquista, um grande feito”, diz.

A parceria da UniMAX com o sistema de saúde de Indaiatuba, bem como ampla rede hospitalar permite que os alunos vivenciem a prática da saúde coletiva, em um amplo ecossistema de saúde com municípios da região de Indaiatuba.

Outro grande diferencial é o aprendizado na prática, já que desde o primeiro ano de faculdade os alunos participam da estratégia de saúde da família e já no primeiro dia de aula têm contato com a saúde dos pacientes.

A partir do terceiro ano eles já começam a praticar atividades nos centros médicos com atendimento às mais diversas especialidades, entre elas Saúde da Mulher, Saúde da Criança e Saúde do Adulto e do Idoso.

No quarto ano eles aprendem sobre cirurgia geral, saúde coletiva e psiquiatria. Em cirurgia geral desfrutam de simuladores, com a oportunidade de acompanhar e simular cirurgias laparoscópicas e robóticas. Além das simulações realísticas com manequins de média e alta fidelidade, uma tecnologia de ponta e disponível no curso de Medicina da UniMAX e da UniFAJ, em Jaguariúna.

Já na Psiquiatria a parceria com o Centro de Integração e Saúde Mental (CISM), maior programa de pesquisa em saúde mental do mundo, permite o desenvolvimento de inúmeras pesquisas e de polos de saúde mental nos municípios de Jaguariúna e Indaiatuba. E na pós-graduação, a parceria com o Hospital Sírio Libanês permite a vivência da profissão na prática.

Para o diretor acadêmico da UniFAJ e da UniMAX, professor Hércules Domingues, esse é um coroamento de todo um trabalho. “Essa conquista teve início em 2013, quando nos inscrevemos para buscar a autorização do curso de Medicina em nossas instituições. Em 2018 fomos autorizados com nota máxima e avaliados sobre nosso potencial para ter esse curso”, diz.

Para obter a nota 5, o instrumento de avaliação exige que a instituição seja altamente inovadora, com práticas exitosas. “Agora formaremos a primeira turma de profissionais médicos e conseguimos novamente a nota 5. Ou seja, conseguimos realizar tudo o que havíamos previsto e mantivemos a nossa qualidade, com um método super inovador e que nos coloca junto às melhores instituições de curso de Medicina do país”, complementa Domingues.

A diretora geral da UniMAX, professora Luciana Mori, destaca o empenho do corpo docente, estudantes e colaboradores da UniMAX pelo reconhecimento com nota máxima do MEC.

“Poucas instituições no nosso país têm esse reconhecimento e isso é fruto de muito trabalho, de um projeto pedagógico inovador baseado nas metodologias ativas de ensino e aprendizado, um corpo docente muito qualificado e uma infraestrutura e tecnologia de ponta comparada aos maiores centros de saúde do mundo”, ressalta.

Essas conquistas permitem aos centros universitários estarem entre as melhores escolas de medicina do País. “Isso foi auditado e reconhecido por uma instituição externa tão renomada e séria quanto o Ministério da Educação e veio coroar um trabalho de onze anos”, completa Luciana.

O curso de Medicina da UniFAJ segue a mesma premissa de tudo que é realizado e entregue pela UniMAX. De acordo com o diretor geral da UniFAJ, professor Flávio Pacetta, e que acompanhou a visita técnica do MEC, a certificação mostra a continuidade do comprometimento assumido pelas instituições em 2018. “Receber a certificação com nota máxima e poder ensinar uma medicina inovadora e atualizada aos nossos estudantes é um motivo de muito orgulho e mostra a união de todos que compõem nossa instituição de ensino”, afirma Pacetta.

Para o futuro, a UniMAX e a UniFAJ garantem ainda mais comprometimento, responsabilidade e inovação. “Continuaremos a fazer um ótimo trabalho e a nos empenhar na entrega de excelentes profissionais médicos para a sociedade de Indaiatuba, do Estado de São Paulo e do Brasil”, garante Valeria.