“Memórias da Independência” inaugura sala de exposições no Museu do Ipiranga
A partir desta quarta-feira (25), o Museu do Ipiranga, em São Paulo, inaugura a exposição temporária “Memórias da Independência”, que vai contar com 130 itens relacionados à memória do processo de ruptura política entre Brasil e Portugal, ressaltando como as várias formas de emancipação política do Brasil foram comemoradas e lembradas ao longo de dois séculos.
Os curadores da nova exposição são a supervisora do Museu Republicano de Itu, Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego, e os Profs. Drs. Paulo César Garcez Marins e Jorge Pimentel Cintra, que também fazem parte do quadro docente do Museu Paulista.
“A exposição se vale de esculturas, pinturas, fotografias, estudos arquitetônicos e pictóricos, objetos decorativos, selos, desenhos, cartões-postais, discos, cartazes de filmes e charges para ilustrar o imaginário acerca desta efeméride no Brasil”, adiantam os curadores.
Com aproximadamente 900m², a sala de exposições temporárias do Museu do Ipiranga é devidamente climatizada e totalmente adequada para receber emprestadas peças de outras instituições. Para “Memórias da Independência”, parte do acervo que será apresentado ao público conta com peças de outras 12 importantes instituições culturais, inclusive do Museu Republicano, e de coleções particulares do país.
A nova exposição ficará em cartaz até o dia 26 de março, com entrada gratuita e livre, sem a necessidade de ingressos. Serão distribuídas senhas no local aos interessados, conforme a lotação do espaço. Mais informações em museudoipiranga.org.br.