Menor que fugiu de abrigo é encontrada
Na edição da última quarta-feira (28/09), o Periscópio noticiou a respeito de uma adolescente de 17 anos que havia fugido do CEACA (Centro Atendimento à Criança e ao Adolescente), em Itu, em que estava abrigada desde o dia 17 de setembro. A menor, de acordo com a Prefeitura, teria fugido da casa de acolhimento, após causar sérios danos às instalações.
Ao JP, a mãe da menor havia falado sobre o caso. “Ela residia com minha mãe [em Itu], mas por situações que a colocavam em risco ela foi levada para um abrigo [CEACA] na cidade de Itu até minha mãe procurar um local para morar e reaver a guarda novamente”, explicou a familiar, que mora em Sorocaba.
No dia 13 de setembro, de acordo a mãe, a menor teria enviado uma mensagem para ela e para a tia pedindo ajuda, dizendo que não estava bem e para que elas a tirassem de lá. “Na segunda-feira [19 de setembro] ficamos sabendo da fuga. Ela fugiu dia 17 de setembro e desde então não temos mais notícias”.
Segundo a tia da menor, à reportagem, ela foi encontrada na última quinta-feira (29/09), após o desaparecimento ter divulgado na imprensa de Itu e região. “Ela foi encontrada por minha irmã [mãe da adolescente], próximo ao Cajuru [na cidade de Sorocaba]. Graças ao bom Deus encontramos ela, minha irmã a levou para casa, deu comida, banho e já tomou as medidas referentes a situação judicial. Um advogado está tomando conta do caso”.
Em nota, a Prefeitura informa que a situação da jovem está sendo objeto de apreciação pelo Judiciário e segue em segredo de Justiça.