Mercadão sofre para se tornar um polo


Revitalizado em 2019, o Mercadão de Itu é um bem tombado pelo CONDEPHAAT (Foto: Webysther Nunes/Reprodução)

Desde que foi restaurado e reinaugurado, em dezembro de 2019, o Mercado Municipal de Itu vem sofrendo para se tornar um polo gastronômico e um ponto de referência turística, como deseja a Prefeitura. O primeiro grande empecilho foi a pandemia, que atrasou em dois anos o projeto. Agora, a falta de adesão de comerciantes para ocupar os boxes disponíveis e a ausência de público consumidor tem preocupado os comerciantes do local.

A Prefeitura de Itu afirma que uma série de medidas estão sendo tomadas para aumentar o número de turistas e visitantes no local. “A Prefeitura tem organizado eventos de todo o tipo visando atrair turistas e ituanos. Os clientes vão aumentar à medida que os espaços foram ocupados em sua totalidade”, comunicou em nota.

 No entanto, há seis meses foi realizado um pregão presencial, de nº 04/2022, para contratação de empresas para uso comercial dos boxes do Mercado Municipal de Itu. Dos 15 boxes disponíveis, apenas seis foram ocupados .O poder municipal, no entanto, acredita que o resultado da ocupação foi positivo.

 “Em breve será publicado novo pregão para que futuros interessados em ocupar os espaços remanescentes tenham oportunidade de participar”, afirmou a comunicação da Prefeitura, que completou: “A estratégia está associada a dar vida ao Mercado Municipal por meio de parcerias atrativas ao público, servindo como espaço de lazer e, ao mesmo tempo, movimentando o comércio e a economia local”.

O gerente de uma das lanchonetes recém-ocupadas no mercado afirmou que o movimento está fraco, no momento. “Nosso movimento caiu um pouco”, explicou. O funcionário da empresa acredita que o principal motivo é a falta de divulgação do espaço. Mas é verdade que a Prefeitura tem se empenhado em promover eventos no local e divulgá-los em todas as redes de comunicação e imprensa local. A Feira Noturna, realizadas às sextas-feiras e o Mercadão Gastronômico são exemplos deste empenho do poder público municipal.

O gerente de um empório elogiou o trabalho. “Antes da reforma, dentro do mercado, tinha apenas dois lojistas. Agora, com esse novo mercado ligado a gastronomia, há mais movimento”, declarou. O lojista também pontuou melhorias na segurança do espaço após reforma: “Antes o prédio corria risco de cair e até pegar fogo, agora está muito melhor, um lugar aconchegante para toda família”, concluiu.

Histórico

O Mercado foi restaurado com recursos de aproximadamente R$ 4,5 milhões, obtidos pela Prefeitura de Itu junto ao Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos), do Governo Estadual e visa estabelecer a gastronomia como foco principal do espaço.

A licitação realizada pela Prefeitura para a ocupação dos boxes, em março deste ano, foi a do tipo maior oferta, com lance mínimo de R$ 4 mil de prêmio – que pode ser pago em até cinco vezes. O prazo de vigência do termo de permissão de cada box é de 12 meses, podendo ser prorrogado até no máximo 60 meses, e o aluguel mensal será de R$ 2 mil. A nova licitação deverá seguir o mesmo modelo.

Texto e reportagem: Leticia Petrelli