Mercado de trabalho apresenta crescimento de vagas de emprego em Itu
Segundo dados do Caged, município apresentou a melhor variação de relações trabalhistas da região no mês de julho
LUCAS GANDIA
A cidade de Itu registrou o melhor saldo de criação de emprego da região no mês de julho deste ano. Ao todo, a variação foi de 482 postos de trabalho, com 1.829 admissões e 1.347 demissões. Os dados, do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), realizado pelo Ministério do Trabalho, mostram que o município também obteve balanço positivo entre janeiro e julho de 2016, com variação de 87 vagas.
O levantamento traz informações sobre todas as cidades paulistas com mais de 10 mil habitantes e leva em conta os empregos formais, ou seja, aqueles que possuem carteira assinada. Na região, o mês de julho também representou crescimento no mercado de trabalho de Porto Feliz e Indaiatuba, com variações de 91 e 9 vagas, respectivamente. Em compensação, os municípios de Salto e Cabreúva apresentaram enfraquecimento das relações trabalhistas no período, com variações negativas de 206 e 72 vagas, consecutivamente.
Altas e baixas
Os setores que mais contrataram em julho foram o Extrativo mineral, com variação de 482 postos de emprego, e o de Serviços (que envolve instituições de crédito e seguro, administração de imóveis, serviços de alimentação, médicos, ensino, odontológicos e veterinários, entre outros), com variação de 417 novas vagas de trabalho. Em seguida, aparece a Indústria de Transformação (que envolve metalúrgica, mecânica, material elétrico, madeira, entre outros), com o registro de 81 novos postos de trabalho.
Ainda de acordo com o Caged, os setores que sofreram as maiores baixas foram os de Serviços Industriais de Utilidade Pública, Comércio e Administração Pública, com variações negativas de 20, 11 e 5 postos de emprego.
Nacional
O saldo positivo de Itu destoa da realidade nacional de julho deste ano. No mês, a micro região de Sorocaba – a qual Itu pertence – marcou uma variação absoluta negativa de 934 vagas, com 10.763 admissões e 11.697 demissões. Já o Estado de São Paulo registrou um balanço negativo de 13.795 postos de emprego, com 347.580 contratações e 361.375 desligamentos. Em todo o país, o saldo para julho foi de 94.724 vagas negativas, com 1.168.011 admissões e 1.262.735 demissões.