Mesmo com estiagem, reservatórios de Itu operam com mais de 90% da capacidade
Dados mostram que não há risco de desabastecimento, mas responsáveis afirmam que a população deve colaborar com o consumo consciente
Para a equipe técnica da empresa que administra os serviços de água e esgoto da cidade de Itu, a EPPO Saneamento Ambiental e Obras Ltda, não há risco de desabastecimento de água neste período de inverno. Segundo o levantamento dos profissionais da empresa que assumiu os serviços de água há menos de um mês, os reservatórios estão no momento com capacidade de reservação superior a 90%.
De acordo com dados de meteorologia, o Estado de São Paulo já entrou no período de estiagem, o que é considerado normal e característico do inverno. O acompanhamento meteorológico mostra que em Itu não chove há 39 dias. E, apesar do período de estiagem, as captações de abastecimento público estão operando com 90% da capacidade de reservação, o que indica que não há risco de desabastecimento.
Por outro lado, reiteram os profissionais da EPPO, a cidade recebeu um incremento significativo na produção de água com conclusão e entrada em funcionamento da adutora Mombaça. A captação de água dos ribeirões Mombaça e Pau D’Alho vem sendo utilizada de forma estratégica, auxiliando na recarga das demais captações. Outro fator importante para manter o nível dos reservatórios foi a ocorrência de fortes chuvas registradas no início do ano. Isso contribuiu para alcançar 90% da média histórica, que é de 1.300 mm.
Para a nova equipe, é de fundamental importância reforçar, junto à população, que mesmo a cidade estando em uma situação confortável, é recomendável o uso racional de água.