Meu Malvado Favorito 3
Por André Roedel
Por muito tempo a Pixar reinou no gênero de filmes animados através de computação gráfica. Aos poucos, diversas outras empresas surgiram e mostraram técnica tão ou até mais apuradas que a dela. Porém, ainda faltavam os componentes que faziam a eterna parceira da Disney brilhar: boas histórias e bons personagens. Só que aos poucos a Illumination Entertainment, parceria da Universal Pictures, vai mudando essa história.
Tudo graças ao universo (criado por ela) que conta com vilões bonzinhos e estranhas criaturas amarelas e divertidas. Meu Malvado Favorito 3, a grande estreia da semana, revisita esse mundo e prossegue com a história de Gru, Lucy e os Minions. Eles estão de volta neste terceiro capítulo da série, que segue com um ritmo alucinante e muitas cenas hilárias.
Neste novo filme, o vilão favorito de todos descobre que tem um irmão gêmeo. Em meio a essa impactante descoberta familiar, ele tem que lidar com a demissão do emprego e o ressurgimento do grande vilão Baltazar Brett. Mas toda essa sinopse pode parecer dramática demais para o longa-metragem, que é totalmente despretensioso. O único objetivo da películas é fazer a garotada feliz durante sua 1h30 de projeção. E consegue.
Tecnicamente perfeito, o filme tem um roteiro muito simples e um timing rápido para as piadas que agradam a todos os públicos. Talvez o grande problema dele é ser exageradamente simples, além do tom cada vez mais episódico da trama. E parece que a fórmula será repetida exaustivamente, pois acredito ser difícil a gente deixar de ver Gru e sua turma nos cinemas tão cedo dado o enorme sucesso que eles têm.
Outro ponto alto do filme é a dublagem nacional. O personagem principal é dublado no Brasil pelo comediante Leandro Hassum, que também fica encarregado de dar voz ao irmão dele, Dru. E ele faz isso com extrema competência, dando um tom específico para cada um. Maria Claro Gueiros, que dubla Lucy, também vai bem. Mas, para mim, o tiro certo foi Evandro Mesquita dublando o vilão Baltazar Brett, um personagem que parece ter parado nos anos 1980. Melhor escolha impossível.
Uma ótima aposta para esse período de férias escolares, Meu Malvado Favorito 3 reúne todos os acertos de um filme do gênero e reforça a Illumination como uma das maiores produtoras de animações do mercado internacional. E, mesmo descompromissado, traz algumas boas cenas mostrando o valor da família, do companheirismo e do amor. Vale o ingresso.
P.S.: As cenas com os Minions são impagáveis. De longe as criaturas mais divertidas do cinema atualmente.
Nota:
.
.