Milhares de ituanos e turistas participam do tradicional Estouro do Judas
Evento, que acontece há 139 anos, é uma exclusividade da cidade de Itu no Domingo de Páscoa
Lucas Gandia
Cerca de 1,5 mil pessoas se reuniram na Praça Padre Miguel (Matriz) para acompanhar o tradicional Estouro do Judas, iniciado pontualmente ao meio-dia do domingo de Páscoa (16). O prefeito Guilherme Gazzola (PTB), a primeira-dama Patricia Müller Gazzola e o secretário municipal de Turismo, Lazer e Eventos Vinícius Salton prestigiaram o espetáculo, que acontece há 139 anos na cidade.
O costume ituano difere da malhação do Judas de qualquer outro lugar do Brasil. O Estouro do Judas é um acontecimento exclusivo de Itu, que mantém a tradição de explodir, através de bombas, os bonecos que representam as figuras do próprio Judas e do diabo.
De geração em geração
Apesar de não morar na cidade há doze anos, a ituana Katia Souza faz questão de sempre trazer as três filhas para acompanhar o Estouro do Judas. “É a tradição da Páscoa. Acho importante que elas conheçam, porque é algo que só acontece em Itu”, ressalta a vendedora.
A palavra “tradição” também marca a fala do coordenador administrativo Evandro Savioli, que acompanha o Estouro do Judas desde criança. “É um hábito que passa de pai para filho. Venho aqui desde menino, e hoje trago meus filhos para assistirem. Infelizmente, parece que a cada ano o evento vai diminuindo, mas ainda continua bacana”, pondera o ituano.
Vindos de São Paulo (SP) exclusivamente para assistir ao Estouro do Judas, Celso e Valeria Piedade acreditam que a tradição poderia ser ainda melhor explorada pelo município. “Esta é a minha primeira vez neste evento. Viemos hoje porque meu marido sempre comenta sobre a época em que participava do estouro na infância e na adolescência dele”, afirma Valeria. “A Prefeitura deveria divulgar mais, até para atrair mais turistas da região. Se fizessem um trabalho legal, poderia trazer mais rendimentos para a cidade”, complementa Celso.
Mudanças
Ao contrário dos anos anteriores, desta vez o Estouro do Judas não contou com a participação do “Bloco do R”, geralmente acompanhado de José Maria Rodrigues Vieira, o popular “Dom Espirro”, e a boneca “Nêga Maluca”. Ao término das explosões, alguns presentes fizeram um breve coro lamentando a ausência do tradicional bloco carnavalesco de Itu.
Em 2017, o Estouro do Judas ocorreu somente na região central. Nos anos anteriores, o evento também era realizado no bairro Cidade Nova, geralmente no período da tarde.