Milhares de pessoas visitam Cemitério Municipal de Itu no Dia de Finados
Na última quinta-feira (02), milhares de pessoas de toda a região estiveram presentes no Cemitério Municipal de Itu em homenagem ao Dia de Finados. Foram muitas as orações e flores ofertadas a familiares e amigos que ali estão sepultados.
No local, foram celebradas missas, além da presença de diferentes denominações religiosas, com o intuito de levar uma palavra de conforto ou até mesmo realizando orações.
Em um momento de reflexão que a data oferece, as pessoas sentem e agem de diferentes maneiras ao período. Enquanto alguns carregam em seu semblante a dor e a tristeza, em meio às lagrimas, outros procuram relembrar os bons momentos que viveram ao lado de um familiar ou amigo, recordando com saudade, mas sem tristeza, preferindo celebrar a vida.
A reportagem do “Periscópio” esteve presente no Cemitério Municipal e ouviu alguns ituanos a respeito da data. Para Vera dos Santos Moraes, o dia 2 de novembro é um dia difícil. “Para mim é uma tristeza muito grande. Venho visitar familiares que já se foram”.
Já para João Luiz da Silva, a data representa reflexão e comunhão. “Venho há mais de 30 anos no Cemitério. Aqui estão sepultados meus avós, pais, cunhado e amigos. É um dia que procuramos visitar a todos eles por suas importâncias. A gente jamais esquece quem a gente ama. É um momento de comunhão com essas pessoas”.
Dia de recordar é o que representa a data para o autônomo Manuel Braga Gomes. “Tenho aqui minha mãe, irmãos e outros familiares. É importante o Dia de Finados para relembrá-los e fazer orações por eles”, conclui.