Morador realiza mutirão de revitalização do Centro de Lazer 1º de Maio

Cansado de esperar providências do Poder Público, Fábio de Souza iniciou a pintura dos brinquedos existentes no local

1 de maio restaurado

Lucas Gandia

Nas últimas semanas, quem passa pelo Centro de Lazer “1º de Maio”, no Jardim Alberto Gomes, tem notado que os brinquedos estão diferentes. Antes tomados por ferrugens, gangorras, balanços e gira-giras agora estão pintados e restaurados. Ao contrário do que alguns podem imaginar, não se trata de uma iniciativa do Poder Público, mas sim do técnico de desenvolvimento Fábio de Souza.

Cansado de esperar providências da Prefeitura de Itu, o morador do Parque Residencial Mayard conta que a ideia de restaurar o Centro de Lazer partiu de uma necessidade observada dentro da própria casa. “Certo dia levei meu filho, de 8 anos, para brincar no parquinho. Os brinquedos estavam quebrados e mal cuidados”, observa. “Decidi que era preciso mudar aquilo por ele e por todas as outras crianças que não têm onde brincar em Itu”.

Em busca de apoio
Disposto a somar forças com outros moradores dos bairros vizinhos, Fábio criou um grupo no Facebook, denominado “Parei de reclamar, agora vou agir”. No espaço virtual, o técnico de desenvolvimento começou a buscar apoio de mão-de-obra e material para realizar a mudança no Jardim Alberto Gomes. “No começo, como algumas pessoas ficaram receosas, iniciei o serviço com minha esposa Márcia e meu filho Kevyn. Nós já pintamos quatro brinquedos; agora faltam três”, observa.

Desde então, outras pessoas já manifestaram interesse em participar do próximo “mutirão”, que acontecerá no dia 27 de agosto. Para Fábio, o melhor presente foi ver seu filho aproveitando o espaço de lazer. “Ele adorou. Agora o levo sempre para brincar e jogar bola. O melhor de tudo é que, todas as vezes que passo por lá, vejo outras crianças aproveitando, o que nunca acontecia antes”, ressalta.

O voluntário ainda pondera que tentou entrar em contato com a Prefeitura de Itu para buscar apoio, mas não teve retorno. “O intuito é dar continuidade a esse tipo de ação em outras praças e outros bairros. Mas para isso precisamos de tintas, pincéis, rolinhos e de pessoas dispostas a colaborar”, finaliza.

Os interessados em participar do projeto podem obter mais informações através do e-mail fabio@outlook.com ou do grupo “Parei de reclamar, agora vou agir”, no Facebook.