Moradores da Vila Lucinda aguardam ansiosos pelas novas moradias
O vigilante Danilo Antunes de Andrade aguarda há 34 anos por uma moradia digna para viver com a família. O morador da Vila Lucinda acredita que a espera finalmente chegou ao fim. Isso porque teve início no mês de janeiro a construção do Conjunto Habitacional Itu-I, com 84 apartamentos, área de lazer e estacionamento que acomodarão os moradores que hoje vivem na área ocupada do referido bairro. Há um mês as casas começaram ser erguidas.
Segundo a Prefeitura Municipal de Itu, a obra possui o prazo de 18 meses para ser entregue, com custo total de R$ 10 milhões. Cerca de 85% deste valor será viabilizado pela Secretaria Estadual de Habitação e o restante pela Prefeitura de Itu.
Danilo Antunes de Andrade conta que sempre esperou pela oportunidade de ter a casa própria e que está muito feliz e otimista. O vigilante foi beneficiado pelo projeto, assim como outras 84 famílias cadastradas junto ao setor de Habitação da Prefeitura e não há a possibilidade de acrescentar mais famílias a esse Programa Habitacional. “Aqui na comunidade tem 85 famílias e todos têm um número de cadastro na Prefeitura. Todos os cadastros foram feitos no nome da mulher”, explica Danilo.
O Secretário de Planejamento, Habitação e Gestão de Projetos da Prefeitura de Itu, José Roberto Fernandes Barreira, afirma que a escolha das famílias que irão ocupar o conjunto habitacional se deu em razão do projeto ser de “desfavelamento” das famílias que já residem na área e que estão devidamente cadastradas junto ao setor de habitação da Prefeitura de Itu.
“É um importante passo na diminuição do déficit habitacional da cidade, que entregará moradias dignas”, comenta o secretário.
Edição: Felipe Sinhá | Texto e Reportagem: Rafael Florentin, Rafaela Maciel e Sandro Rodrigues