Moradores do São Luiz solicitam mudanças no trânsito de via
Daniel Nápoli
Após a Avenida Paulo Eduardo Xavier de Toledo, no bairro São Luiz, sofrer alteração em seu trânsito, em 6 de dezembro de 2010, passando a ser “mão única”, o seu fluxo de veículos anterior acabou indo em sua maior parte para a Rua Leonardo Piunti, no mesmo bairro, em que o tráfego é por meio de “mão dupla”. O local serve de acesso tanto para quem vem da Avenida Dr. Ermelindo Maffei, sentido a Avenida Dr. Herculano de Godoy Passos, como o sentido inverso.
Durante o início da manhã e principalmente no final da tarde (a partir das 17h30), segundo comerciantes e residentes nas imediações, o trânsito enfrenta dificuldade. Uma vez que não há semáforo, alguns acidentes já aconteceram no cruzamento da rua com a Av. Herculano.
Nos horários de entrada e saída dos estudantes da EE “Rogério Lázaro Toccheton” (manhã, almoço e fim da tarde), o problema se agrava, uma vez que há o acréscimo de vans escolares e travessia de pedestres. Além disso, a via recebe o itinerário de diversas linhas de ônibus, como o Circular, Terminal e Potiguara/Santa Laura.
“A verdade é que ninguém respeita. Acredito que nem se houvesse semáforo. Não sou especialista, mas entendo que a solução seria a Leonardo Piunti passar a ser mão única”, diz um comerciante, que não quis se identificar, à reportagem do Periscópio.
Morador da Rua Leonardo Piunti, o jornalista Rafael Ferraz Carpi, 34 anos, tetraplégico desde o ano de 2011, cita as dificuldades de locomoção, em virtude do fluxo de veículos no local. “Muitas vezes é difícil para chegar ou sair de casa. E isso não é só para mim, que sou cadeirante, mas por aqui também moram muitos idosos. É muito difícil transitar para quem mora aqui”, explica.
“No cruzamento (Leonardo Piunti x Engenheiro Herculano), quando está subindo um ônibus e descendo outro, é um transtorno ainda maior. Acredito que se fizessem a mudança de ‘mão’ desta rua, melhoraria e muito”, prossegue o morador.
O mecânico Rodrigo Crepaldi, de 23 anos, também sugere a mudança de “mão” ou a implantação de um semáforo. “Já vimos muitos acidentes por aqui e o transtorno que é tentar acessar a própria casa ou o seu local de trabalho. Cada dia o fluxo parece que está aumentando. Gostaríamos de uma melhoria por aqui”, sugere.
Em estudos
O JP questionou a Prefeitura a respeito das solicitações dos moradores e a administração municipal, em resposta, diz que, por meio de seu Departamento de Trânsito, pretende transformar a Rua Leonardo Piunti em uma via de “mão única”.
A Prefeitura explicou ainda que, após estudos realizados por uma empresa especializada em engenharia viária contratada pela administração municipal, foi apontada a necessidade de implantar o sistema binário no trânsito daquela região, com o objetivo de aumentar a fluidez e tornar os cruzamentos mais seguros.
Com isso, a Rua Leonardo Piunti deverá manter o tráfego apenas no sentido Avenida Dr. Ermelindo Maffei-Bairro, ou seja, ao contrário da Avenida Paulo Eduardo Xavier de Toledo. Porém, não há no momento, uma data prevista para a alteração.
Pedi uma reportagem há alguns “meses” atras no bairro Aparecida e não foram fazer …. agora no São luiz sim …. la quase o mesmo problema …
Se a avenida Eugen Wissmann só desce, porque a paralela, rua Leonardo Piunti tem duas mão? O óbvio seria ter apenas uma mão, para subir. Mas para fugir dos semáforos, o tráfego nessa rua é perigoso e insuportável.