Museu da Energia de Itu celebra 25 anos e anuncia obras de restauro em seu prédio
Neste sábado (14), o Museu da Energia de Itu, localizado no Centro da cidade, completou 25 anos. Marcando a data, o Periscópio conversou com Ana Paula Sbrissa, coordenadora do Museu da Energia de Itu, e à reportagem, ela comentou sobre a importância do espaço para a sociedade.
“Ele é o primeiro Museu da Energia que foi criado pela Fundação Energia e Saneamento. A principal ação que marca esses 25 anos é a relação que o Museu estabeleceu com a sua comunidade. Apesar de a gente estar em uma Estância Turística e existir essa demanda de turistas principalmente aos finais de semana, a gente sempre prioriza ao pensar programações e atividades na comunidade que está sempre ao nosso lado o tempo todo”.
Ana destaca ainda. “Nos últimos anos, ações de parceiros como a Motirõ Cultural, Orquestra Viola Caipira, as próprias Secretarias de Cultura, Educação e Meio Ambiente, ajudaram a fortalecer a atuação do Museu dentro da cidade e criar um vínculo com a comunidade. O próprio prédio está no imaginário dos ituanos”.
Falando no prédio, a coordenadora do Museu da Energia de Itu revela ao JP que a grande ação para 2025 será um novo processo de restauro do edifício. O sobrado histórico construído em 1847 foi restaurado entre 1998 e 1999 e recentemente, a instituição ganhou um edital do ProAC (Programa de Ação Cultural) e, a partir do ano que vem, o Museu vai passar por um novo restauro.
“Vamos refazer a fachada, caixilharia e a ideia é de que o Museu não fique fechado ao público. A gente vai tentar conciliar a obra e o funcionamento do museu normalmente”, explica Ana Paula. Porém, ainda de acordo com a coordenadora, ainda não há uma data específica dentro de 2025 para o início das intervenções e nem expectativa de prazo para sua conclusão.
Para o ano que vem, Ana Paula também comenta que será mantida a programação que a instituição possui de atividades, incluindo a programação de férias em janeiro. O Museu fica localizado na Rua Paula Souza, 669, Centro. Saiba mais em www.museudaenergia.org.br.