Museu da Música de Itu participa da 23ª Semana Nacional de Museus

Entre os dias 16 e 17 de maio, o Museu da Música – Itu realizará dois eventos que fazem parte da 23ª Semana Nacional de Museus, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus. O objetivo é discutir temas relevantes para a sociedade à luz das instituições museológicas. Em 2025, o tema do evento é “o futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, que permite refletir o papel das entidades museológicas diante da volatilidade cultural dos tempos atuais.
Na sexta-feira (16), às 19h30, o encontro “Tango: 125 anos de Alfredo Le Pera, o brasileiro poeta de Gardel” será conduzido pelos especialistas no ritmo argentino, Profs. Maria Angela Lorençoni e Rubens Pantano, este membro da Academia Ituana de Letras (ACADIL), sobre a memória e a atuação do letrista principal de tangos do maior compositor argentino. Na ocasião haverá uma breve colocação sobre o papel do tango brasileiro na obra do compositor Tristão Júnior, no acervo do Museu da Música – Itu. Este evento é uma parceria com a ACADIL.
Já no sábado (17), às 16h, o Museu da Música abrigará o Diálogo “Divulgar para não esquecer: o Vozes de Itu e a obra dos compositores ituanos”, com a participação da Dra. Allie Marie Dias de Queiroz, ex-presidente da Associação Cultural Vozes de Itu, e do Prof. Luís Roberto de Francisco, curador do Museu da Música – Itu. Este evento celebra os 60 anos de atividades do Coral em Itu e faz referência a sua atuação como divulgador da obra composicional ituana de Jesuíno do Monte Carmelo, Miguel Dutra, Elias Lobo, Tristão Mariano e José Mariano há 30 anos.
Os eventos, com entrada franca, serão realizados no Museu da Música – Itu, sediado à Rua Floriano Peixoto, 480, Centro. O Museu da Música é mantido exclusivamente pelo Instituto Cultural de Itu.