Museu FAMA apresenta projeto de restauro do acesso principal do prédio


O Projeto de Intervenção e restauro foi elaborado pelo BOA SP (Foto: Divulgação/FAMA)

Através das redes sociais, o Museu FAMA (Fábrica de Arte Marcos Amaro) divulgou o Projeto de Intervenção e restauro elaborado pelo BOA SP para o acesso principal do espaço, onde por anos funcionou a Fábrica São Pedro.

O projeto partiu do levantamento arquitetônico, desenvolvimento de mapa de danos, prospecções pictóricas, diagnósticos e testes de limpeza e remoção de pintura, pois a partir desses estudos foram tomadas as decisões de projeto.

Como princípio de restauro, no trecho do lado direito da fachada foi proposta intervenção restaurativa do que chamamos de “anastilose” que é, de uma forma simplificada, fazer o reagrupamento de trechos danificados, sem “falsear”, e com novos materiais onde fique claro que foi feito enxerto no local.

“Essa decisão se deu após identificarmos que os tijolos estavam muito pulverulentos e que sua composição não estava mais íntegra; desta forma é necessário que se faça uma consolidação e posteriormente seu preenchimento”, informa a equipa do museu.

Foi indicado no processo de restauro que todos os trechos onde havia tinta na cor azul fosse removida, pois originalmente a fachada era composta por tijolos aparentes. Esse processo deve seguir um manual de limpeza progressiva elaboradora junto ao projeto.

Assim como outros trechos com lacunas de tijolos devem ser preenchidas, topos dos muros devem passar com um processo de limpeza e refazimento de trechos perdidos. O novo portão foi pensado de maneira a ter um acesso para pedestre e outro para veículo.

Para que seja possível distinguir a intervenção do existente, foi utilizado um material metálico e também para que pudesse ter uma transparência através da chapa de aço perfurada. Outro ponto indicado no projeto são os torreões: nas prospecções foi encontrada a cor ‘ocre’, a qual também foi prospectada nas fachadas internas. Desta forma, essas cores vão aparecer nos ornamentos dos torreões.