Museu FAMA realizará módulo sobre o Período Imperial no curso Museu Escola
O Museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (FAMA), em parceria com o Centro Cultural Fábrica São Pedro, promove no sábado (30), das 9h às 12h, o Módulo V do curso gratuito “Museu Escola 2025”, com o tema Período Imperial 1808 a 1889 – Formação e Consolidação da Academia Nacional de Belas Artes Brasil-França, na sede do museu, em Itu, interior de São Paulo. A iniciativa conta com apoio do Governo do Estado de São Paulo pela Diretoria de Ensino de Itu, da Prefeitura de Itu, do Grupo Gastronômico La Primola e da artista visual Sonia Leni Chamon.
O curso será ministrado pelo Prof. Dr. Emerson Ribeiro Castilho, diretor do Programa Educativo do Museu FAMA, com mediação do Prof. Eduardo Martins, coordenador do curso e do Prof. Thiago Raimundo, arte-educador. A atividade contará também com a participação da artista visual, professora e pesquisadora Sonia Leni Chamon, cuja trajetória conecta práticas de ensino e pesquisa em arte-educação à reflexão sobre a relação entre escola e museu.
A proposta do módulo é apresentar e discutir os processos de formação e consolidação da Academia Nacional de Belas Artes no contexto das influências artísticas entre Brasil e França durante o Período Imperial. O conteúdo integra a programação do curso “Museu Escola 2025”, que busca promover a formação continuada de educadores e incentivar o uso dos espaços museológicos como ferramentas pedagógicas. A atividade é gratuita e voltada a pessoas com mais de 16 anos. Estão disponíveis 35 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. Para participar, basta se inscrever pelo formulário online: https://bit.ly/4lQrUvo.
O Programa Educativo do Museu FAMA segue no compromisso de cooperação na formação de professores, promovendo diálogos, vivências e aproximações culturais, cumprindo com a democratização da cultura brasileira.
O curso “Museu Escola 2025” teve início em 26 de abril e está sendo realizado de forma híbrida, com 60 horas de carga horária, sendo 30 horas presenciais e 30 horas online (EaD). Com uma programação que inclui nove módulos com palestras, leituras, atividades práticas, visitas mediadas a exposições e trocas de experiências pedagógicas. Entre os temas abordados estão a arte dos povos originários, africanidades, períodos colonial e imperial, modernidade e contemporaneidade, com foco em diferentes linguagens artísticas e contextos históricos e culturais.
O projeto propõe integrar arte, educação e comunidade escolar, promovendo a formação contínua de educadores e incentivando o uso dos espaços museológicos como ferramentas de ensino. A proposta contempla diretores, coordenadores pedagógicos, professores e supervisores de ensino, fortalecendo o olhar crítico e a formação cultural dos participantes.
Mais do que uma capacitação, o curso busca valorizar os profissionais da educação e promover o acesso à cultura como instrumento de transformação social. A formação é aberta a educadores das redes estadual e privada de ensino, mas qualquer pessoa interessada na temática também pode participar. O Museu FAMA fica na Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09, Centro.