Museu Republicano abre exposição temporária “Cores Nyotas em Itu”

Exposição é uma reflexão sobre a ancestralidade e o protagonismo das mulheres negras (Foto: Divulgação)

O Museu Republicano de Itu abriu no último sábado (25) a exposição temporária “Cores Nyotas em Itu”, da fotógrafa Pola Fernandez e do Grupo de Mulheres Negras Saltenses – Nyotas. Composta por uma série de 18 retratos, a exposição é uma reflexão sobre a ancestralidade e o protagonismo das mulheres negras  a partir dos seus retratos fotográficos e da utilização do tecido Chita como recurso estético e narrativo.

A Chita compõe o cenário de fundo, sugerindo uma imagem em que as mulheres são retratadas imersas no “tecido cultural” que envolve suas memórias e ancestralidades. Com texto do curador Ricardo Resende, a exposição “Cores Nyotas em Itu” conta também com a projeção permanente (looping) do curta-metragem “Cores Nyotas”, sobre o processo de criação e produção do trabalho artístico.

Com entrada gratuita, o Museu Republicano de Itu funciona de terça a domingo, das 10h às 17h, e a exposição temporária “Cores Nyotas em Itu” ficará em cartaz até maio de 2024. O museu fica localizado na Rua Barão do Itaim, 67, Centro.