Museu Republicano recebe Duo Levada de Choro em apresentação gratuita

Duo Levada de Choro é formado pelos músicos Marlos Mateus e Anderson Charnoski (Fotos: Divulgação)

Neste domingo (27), às 15h, o Museu Republicano de Itu (Rua Barão de Itaim, 67, Centro) recebe a apresentação do projeto “Choros Invisíveis: Vozes e Ecos”, que propõe uma nova leitura do choro, gênero tradicional da música popular brasileira surgido no século 19 no Rio de Janeiro, a partir da fusão do repertório da corte portuguesa com ritmos locais.

A apresentação é conduzida pelo Duo Levada de Choro, formado pelos músicos Marlos Mateus e Anderson Charnoski, e propõe um repertório que une tradição e inovação. O duo interpreta obras contemporâneas, com destaque para composições autorais de Charnoski, além de releituras de peças menos conhecidas do gênero, promovendo um diálogo vivo entre passado e presente.

Em uma formação pouco convencional para o universo do choro, a performance combina viola caipira, guitarra elétrica e o tradicional violão de 7 cordas, explorando a riqueza melódica e rítmica da música brasileira. A proposta destaca a improvisação e a oralidade – características centrais do choro – como formas de resistência às estruturas musicais europeias e valorização de uma estética decolonial.

“Choros Invisíveis: Vozes e Ecos” é um convite à escuta sensível de obras que transitam entre os ecos do passado e as vozes do presente, reafirmando o choro como patrimônio cultural e linguagem artística em constante transformação.

A apresentação tem duração aproximada de duas horas e é aberta a todos os públicos, sem necessidade de retirada prévia de ingressos, sujeita à lotação do espaço. Esta será a primeira de uma série de apresentações realizadas no Museu Republicano, em parceria com a Prefeitura de Itu, por meio de projetos aprovados com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura – PNAB.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *