Músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira se apresentarão na cidade neste sábado

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país (Divulgação)

A Orquestra Sinfônica Brasileira está na cidade de Itu para realizar uma série de atividades didáticas com projetos de música locais. Um grupo de cordas da OSB dará aulas de instrumentos, realizará concertos didáticos em escolas públicas da região e, para celebrar o encerramento das atividades, subirá ao palco com a Orquestra Filarmônica de Itu em um concerto especial e gratuito no Teatro Maestro Eleazar de Carvalho, neste sábado (14), às 19h, com entrada franca. 

As atividades da OSB em Itu fazem parte do Conexões Musicais, o programa de educação musical da Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira, e contam com o patrocínio da Volvo.

Nos dias 11 e 12 de setembro, a família das cordas da OSB se encontrou com os alunos da escola de música da ASSATEMEC (Associação Amigos do Teatro e Escola de Música Eleazar de Carvalho), um projeto social que oferece formação musical gratuita aos jovens ituanos, para ministrar aulas de violino, viola e violoncelo.

A Orquestra Filarmônica de Itu, conjunto orquestral da ASSATEMEC, ensaiou com o grupo de cordas da OSB nos dias 12 e 13 de setembro para preparar a apresentação que encerra as atividades da Orquestra Sinfônica Brasileira no interior de São Paulo. As orquestras compartilharão o palco em um grande concerto a ser realizado no Temec.

Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 83 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.

Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura. 

Para viabilizar suas atividades, a Fundação conta com a Lei Federal de Incentivo à Cultura, tem o Instituto Cultural Vale como mantenedor, Shell, NTS – Nova Transportadora do Sudeste, Itaú – Redecard, Volvo, Brookfield, Sergio Bermudes Advogados e CYMI como patrocinadores, Bradesco como patrocinador de série, além de um conjunto de apoiadores culturais e institucionais.