Não decola movimento para a Polícia Federal fiscalizar ex-prefeitos do município
Abaixo-assinado na internet pedindo para a PF investigar últimas administrações em Itu ainda não mobilizou a população
Um abaixo-assinado vem circulando pelas redes sociais nas últimas semanas. Apesar da baixa adesão até o momento (pouco mais de 50 pessoas assinaram o documento disponível no site Avaaz), ele chama a atenção pelo pedido: quer uma investigação da Polícia Federal sobre possíveis valores desviados por suspeita de ato de enriquecimento ilícito por parte de políticos da cidade.
O documento, que pede investigações das administrações do Executivo e do Legislativo ituano nos últimos anos, foi formulado pelo assistente social Orlando Antonio Pinto. “Decidi realizar o abaixo-assinado devido à realidade em que se encontram a educação, a saúde e outros serviços em nossa cidade. Espanta o fato de tantos políticos terem se enriquecido de forma tão rápida. Esses políticos não eram tão bem de vida quando entraram para a vida pública. Onde há fumaça, há fogo”, disse o autor ao “Periscópio”.
Para Orlando, essa é uma ideia que não vale só para Itu. “Todos os municípios, principalmente os menores e que vivem em situação precária, deveriam solicitar uma investigação”, apontou. O autor já tem até nome para a possível operação: “Juízo Final”, em alusão ao dia que, segundo o Cristianismo, todos os seres humanos prestarão contas de seus atos diante de Deus.
Baixa adesão
O assistente social justifica a baixa adesão ao abaixo-assinado. “Criei o abaixo-assinado online esta semana. A divulgação foi feita, basicamente, pelas minhas redes sociais. Ainda acho que muitos não tomaram ciência da realização dele, então a matéria do jornal será até interessante para ajudar na divulgação”, comenta o autor.
Orlando informa ainda que, na próxima semana, pretende circular uma versão física do abaixo-assinado pelo Centro e também pelos outros bairros da cidade. “A ideia é contar com o apoio de igrejas e associações de moradores para divulgar a ação”, disse. “Quando atingir 100 assinaturas online, encaminharemos o documento para o superintendente da Polícia Federal em Brasília. O objetivo da versão impressa é ter o apoio de pelo menos 5% dos eleitores de Itu”, finaliza.
Que a justiça seja feita. Vamos à luta.
Levanta povo.