Não há mutirão para cadastramento biométrico para as eleições de 2018 em Itu
Não haverá mutirão em Itu para cadastramento biométrico para as eleições de 2018, segundo a chefe de cartório eleitoral Renata Guimarães Marins. Boatos, conforme matéria publicada pelo “Periscópio” recentemente, de que haveria multa e até suspensão de documentos para quem não realizasse o cadastro foram desmentidos.
Renata explica que “essa notícia que se espalhou pelas redes sociais trata-se de boato criado por pessoas de má-fé que espalharam foto montagem e áudio com prazo final para realização e consequências não previstas em lei”, e reafirma que o prazo para realização do cadastramento biométrico não é obrigatório para as eleições de 2018.
“O cartório eleitoral informa ainda que vem sendo divulgada a realização de um mutirão. Realmente nos municípios onde a biometria é obrigatória os mutirões estão sendo realizados. Aqui no nosso município estamos realizando um plantão, e não um mutirão. Esse plantão é feito com a distribuição de um número limitado de senhas, que são poucas tendo em vista a quantidade reduzida de servidores”, completa Renata.
Ela acrescenta que não há prazo final para o cadastramento biométrico. “A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor agende seu atendimento pela internet no site do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (http://www.tre-sp.jus.br/eleitor/agendamento-titulo-eleitoral-3) para a realização da obrigação durante os dias úteis da semana, no horário de
atendimento”, finaliza.