No clima do Natal

A cidade está mais bonita! Fica difícil não notar os cuidados e detalhes das decorações natalinas, especialmente as dos shoppings centers

pollo-2

Ana Luísa Tomba

Natal, ano-novo, amigo secreto, lembrancinhas e até eventuais aniversários: dezembro é o mês em que as compras estão presentes na rotina de todo mundo. Por isso, não é por acaso que os shoppings centers – os maiores conjuntos de comércio das cidades – têm, em muito de seus dias, um fluxo muito maior de consumidores, quando comparado aos outros meses.

Para entrar no espírito natalino de compras, os shoppings investem, mais do que em outros eventos comemorativos do ano, na decoração e nas atrações temáticas, justamente para entreter e atrair mais visitantes.

As decorações precisam ser bem escolhidas e pensadas. No caso do shopping de Itu, o Plaza Shopping, é contratado o serviço de uma empresa especializada em decoração de Natal. No entanto, essa escolha começa assim que a presente decoração é desmontada. Conheça um pouco mais sobre as decorações dos dois shoppings mais próximos da região.

Plaza Shopping Itu – Natal do Sítio do Picapau Amarelo
Uma das atrações da decoração é a Caverna da Cuca, um túnel sensorial onde os visitantes podem vê-la preparar suas poções mágicas em um caldeirão. O caminho tem efeitos especiais: trovoadas, vento, fumaça e a inconfundível risada da vilã. O cenário traz também o Rancho da Tia Anastácia, com elementos do cotidiano da “cozinheira faceira”.

Mais do que resgatar um clássico da literatura infantil brasileira, a decoração foi pensada para “envolver pais e filhos com uma ambientação que está muito presente na cultura do interior: a casa da vó e receitas que reúnem a família na cozinha”, enfatiza o gerente de marketing do Plaza Shopping Itu, Edgar Silveira. Há, ainda, a famosa jabuticabeira, tão presente nas histórias do Sítio. “Buscamos surpreender o nosso público e trazer um cenário que remete a sensação de estar dentro da história do Sítio”, completa Edgar.

Hoje (10), a partir das 14h, Emília, Cuca e Visconde de Sabugosa estarão esperando os fãs para abraçá-los e tirar fotos. As oficinas de Hortinha e Contação de Histórias acontecem de quinta a domingo. A decoração fica montada até 6 de janeiro.

A programação completa está disponível no site: www.plazashoppingitu.com.br. Além disso, a cada R$300 em compras, é possível concorrer a um carro 0km e ganhar panetones.

Polo Shopping Indaiatuba
Com decorações em madeira, a temática de 2016 é “A oficina de fabricação de brinquedos do Papai Noel”, em que o foco será no cuidado com o meio ambiente, mostrando que até mesmo o bom velhinho é preocupado com questões de sustentabilidade. “É uma experiência mágica e que desperta a consciência ecológica entre as crianças. A decoração retrata todas as etapas do preparo dos brinquedos, do plantio das árvores até os acabamentos finais, feitos artesanalmente pelo próprio Papai Noel”, destaca Andrea Fernandes, gerente de marketing do empreendimento.

Ainda no espaço da decoração natalina estão instalados um escorregador e uma gangorra fabricados em madeira pelo próprio Papai Noel. A participação em ambos será gratuita. As crianças de 3 a 10 anos de idade também podem se divertir em um passeio dentro do cenário natalino em um trenzinho de madeira. Cada viagem custa R$10 com um tempo de duração de cinco voltas.

O shopping também traz para a cidade o coral Mozart, grupo musical de São Paulo. Formado por 12 vozes e com um repertório de clássicos natalinos, o Coral volta ao shopping na próxima sexta-feira (16), a partir das 19h30, na Praça Central.

Em um ato de solidariedade, os clientes poderão comprar presentes para jovens atendidos por instituições e deixar na central de doações. Estarão espalhadas, por todo o shopping, várias árvores de Natal com informações das pessoas que receberão os presentes. A ação será realizada até dia 18 de dezembro.

Além disso, a cada R$ 350 em compras, o cliente concorre ao sorteio de um carro 0Km ou uma viagem de uma semana com direito a um acompanhante. Todas as atrações irão até o dia 08 de janeiro.

Uma proposta diferente

Genildo Ferreira, do Road Shopping, comenta quer o estabelecimento já está preparado, mesmo que com a proposta diferente: os visitantes, que, na maioria das vezes, são turistas, podem fazer uma parada no Road Shopping e aproveitar redes maiores de restaurantes, além da famosa “fazendinha”, com tucanos, araras e, como atração principal neste final de ano, um filho de lhama! Genildo explica também que a decoração para o natal é mais simples: a árvore enfeitada e o presépio são o suficiente para entrar no clima natalino.