“Nômades e nativos” reúne artistas novos e consagrados em exposição coletiva

Marco Gonçalves no Beco, onde funciona seu espaço, Matiz Ateliê Visual (Foto: Divulgação)

O crescimento da presença de artistas em Itu serviu de inspiração para a exposição coletiva “Nômades e nativos”, que Matiz Ateliê Visual abre neste sábado, dia 2 de março, a partir das 17h. Quinta mostra organizada pelo espaço dedicado às artes visuais, a exposição reúne trabalhos de nomes que escolheram a cidade para viver – os “nômades”, citados no título – e de artistas locais, os nativos.

“Sua finalidade é, sem exageros, evidenciar a crescente qualidade e a diversidade da arte produzida atualmente em Itu”, esclarece Marco Gonçalves, organizador da mostra, que apresenta obras de nove autores. Artista e coordenador do espaço, Marco informa que, ao convidar os participantes, elegeu a diversidade como premissa. “A exposição reúne nomes ainda desconhecidos e outros já consagrados, brancos e negros, homens e mulheres e, além disso, agrega uma variedade de linguagens, que vai do desenho à pintura em cerâmica”, explica.

O coordenador do espaço é, ele mesmo, um artista que migrou para Itu com a esposa, também artista, durante a pandemia, em busca de maior qualidade de vida. O espaço criado em maio de 2023 reúne duas salas em um endereço bem localizado, próximo ao centro histórico. “Temos recebido elogios espontâneos pela qualidade do trabalho que fazemos. Tem sido um grande privilégio colaborar para promover Itu como uma cidade dedicada às artes”, conclui.

A exposição reúne trabalhos dos “nativos” João Bernardi, Juliana Casalle, Márcia Nunes, Raffaella Oppicci, Rafael Vieira e Sueli Souza e dos “nômades” Guilherme Kramer, Marco Gonçalves e Sonia Chamon. Matiz Ateliê Visual está localizada à Rua Padre Bartolomeu Tadei, 49, entre as ruas Paula Souza e dos Andradas, no centro de Itu. O evento, que começa às 17h, é gratuito.