Nova ideia: uma creche no Centro para comerciárias
O vereador Luciano Ribeiro (PTB), que também é presidente do Secom (Sindicato dos Comerciários), apresentou nesta semana uma indicação e também enviou um ofício ao prefeito Guilherme Gazzola (PTB) para que seja estudada a implantação de uma creche na região central da cidade com horário especial para atender as mulheres comerciárias – que hoje representam 80%.
Apesar do crescimento das vagas de creche promovido nesta administração, Luciano tem como objetivo “atacar” outro problema. “O problema que a gente quer atacar não é a falta, é a questão do horário. A mãe comerciária sai 18h30 da empresa, em média. E, nas creches, tem por obrigatoriedade buscar as crianças às 17h. Então gera um problema familiar enorme”, justifica o vereador.
Luciano ainda não tem previsão de quando essa ideia pode ser colocada em prática pelo Executivo, mas estuda até, se possível, a realização de parcerias. “Pode até se fazer uma parceria entre as entidades, como Associação Comercial, Sincomércio, Secom e a Prefeitura, como uma forma de acelerar. Não descarto essa possibilidade”, explica o edil, que só está aguardando as definições da reforma trabalhista do Governo Federal.
O vereador dá como exemplo o Distrito Industrial de Indaiatuba. “O prefeito anterior, Reinaldo Nogueira, ele fez uma creche que acompanha o horário das indústrias”, comenta Luciano. “Isso aí gera até uma redução nas despesas, porque tem mãe que paga van para buscar a criança da creche”, prossegue. A ideia ainda depende de estudos, mas poderá a vir se concretizar num futuro próximo.