Nova UPA funciona desde segunda-feira em Itu
A Unidade de Pronto Atendimento – UPA 24 horas, localizada na Avenida Nove de Julho, 691, bairro Nossa Senhora Aparecida, passou a funcionar efetivamente desde segunda-feira (11), ampliando o serviço de urgência e emergência na cidade de Itu. No início da noite do sábado (09/12) e durante todo o domingo (10/12), quando adequações finais que não interferem no processo de atendimento serão realizadas, a equipe de profissionais da saúde já estava no local para acolher aos munícipes que precisarem utilizar a UPA.
Com capacidade para mais de 300 atendimentos por dia, a UPA 24 horas aumentará o número de leitos de emergência em Itu e contará com consultórios médicos, inclusive pediátrico e ortopédico, e serviço odontológico emergencial.
Baseada em análises de dados que comprovam que, aos finais de semana, o fluxo de pacientes é menor, a Secretaria Municipal de Saúde optou por manter o local aberto para que os munícipes passem a se acostumar com mais esse serviço de saúde. Durante o último final de semana, também esteve em funcionamento o Pronto Atendimento Municipal (PAM) situado no bairro Parque Industrial. O funcionamento deste local será mantido ainda pelo tempo necessário para a transição do atendimento de urgência e emergência para a UPA 24 horas.
Pelo fato do prédio onde o PAM do Padre Bento funciona atualmente estar em condições estruturais que requerem diversas melhorias, o serviço prestado nesse local foi transferido para a UPA 24 horas. Os pacientes que necessitarem desse tipo de atendimento deverão se dirigir ao PAM do Parque Industrial ou à UPA 24 horas.
Como parte da reestruturação e aprimoramento do serviço municipal de saúde, no último dia 6, foi reinaugurado o PAM localizado na Vila Martins. O equipamento passou por reforma completa de telhado, reparos no vazamento de caixa d’água, adequações internas para melhorar o fluxo de atendimento, pinturas interna e externa, padronização de equipamentos, substituição de pontos de interruptores e tomadas para adequações às normas atuais, substituição de lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de led, revisão de esquadrias de madeira com trocas de maçanetas e ajustes de portas, revestimento em azulejos das áreas úmidas (cozinha e sanitários), reposição de forro na sala de espera, revisão das louças e metais sanitários com substituição das danificadas e recuperação das em bom estado.
Após ampla reforma de infraestrutura, a sala de emergência passou a contar com equipamentos que possibilitam a estabilização do paciente até a alta médica ou transferência para outra unidade de saúde.