Novo aplicativo promete aproximar eleitores e candidatos nas eleições 2016

A partir de questionários, app “Política na Mão” apresentará os nomes dos potenciais prefeitos e vereadores que melhor representam os anseios da população

Lucas Gandia

Com a proximidade das eleições, vem à tona uma velha dúvida da população: como escolher o melhor candidato? Para a LG11, empresa de consultoria de Sorocaba, este processo se tornará mais simples a partir deste ano, graças à criação do aplicativo “Política na Mão”.

O objetivo do app é conectar eleitores e candidatos que lutam por interesses comuns. A ferramenta estará disponível para download gratuito a partir de 16 de agosto, seguindo o calendário do TSE. Apartidário e com alcance nacional, o “Política na Mão” trará a lista de todos os candidatos do País para as próximas de 2016, com foto, breve currículo e programa de governo.

Segundo o co-criador Leandro Assunção Alves, o eleitor responderá algumas questões formuladas pelo aplicativo sobre temáticas ligadas à administração pública, como educação, saúde, esporte e lazer, segurança, acessibilidade e negócios. A partir daí, o app fará uma triagem entre todos os candidatos do município para chegar aos nomes mais alinhados com os principais anseios sociais. “Tantos os eleitores quanto os candidatos devem assinalar as alternativas com as quais mais se identificam. O nosso sistema vai cruzar as informações e mostrar qual é o político que mais se aproxima com a maneira de pensar dele”, explica.

Pré-candidatos
Com a lista de candidatos reduzida em mãos, o eleitor poderá seguir os passos dos principais candidatos ao seu voto. De acordo com os criadores, o aplicativo também se torna uma boa ferramenta para os candidatos. “A partir de uma taxa de adesão, eles podem divulgar sua agenda de compromissos, todo o projeto de campanha, divulgar as redes sociais ou vídeos, além de conhecer melhor o perfil de seu eleitorado e suas principais questões sociais”, ressalta Leandro.

O co-criador enfatiza que uma equipe do app já está realizando contato com todos os pré-candidatos de Itu, tanto ao Executivo quanto ao Legislativo. “O aplicativo é gratuito para todos. As conversas já estão bem adiantadas com vários pré-candidatos ituanos. Todos estão convidados a participar”, observa.

Pós-eleição
Outra vantagem do “Política na Mão” está no período pós-eleições. Fechadas as urnas, o eleitor vai poder continuar acompanhando pelo aplicativo a agenda e os projetos apresentados e defendidos pelos políticos vencedores em toda a sua gestão. “A cobrança feita aos candidatos por uma agenda compatível à proposta de campanha também vai ficar mais fácil”, conclui Giovanni D’Assumpção, que já começa a ter sua ideia comparada ao mais famoso aplicativo mundial de encontros amorosos: o Tinder.

Mais informações sobre o aplicativo podem ser obtidas através do site www.politicanamao.com.br.