Novo sistema da PM busca inclusão de deficientes auditivos de Itu e região

Conhecido por E-SMS, sistema já existe na capital paulista e em breve será ampliado para todos os Centros de Operações regionais do Estado

Teve início no mês de janeiro, o mais novo sistema de atendimento da Polícia Militar. Denominado E-SMS, a ferramenta permite que pessoas com deficiência (auditiva, na fala ou surdas) possam solicitar os serviços 190 e 193.

O serviço consiste basicamente no envio de mensagem de texto (SMS), que são direcionadas para o Centro de Operações da Polícia Militar (Copom) de São Paulo, e depois são redirecionadas à localidade onde a emergência foi solicitada. Para que o serviço possa ser ativado é imprescindível a realização de um cadastro junto a Polícia Militar do Estado de São Paulo.

O Capitão PM, Carlos Eduardo Carrilho, do 50° BPMI, ressalta a importância desse novo serviço. “Em breve, cada Centro de Operação regional terá esse serviço, para que com isso, nossa prestação seja cada vez mais rápida e eficaz”, explica.

Atualmente, todas as emergências que sejam solicitadas pelo deficiente, após o cadastro, são enviadas para a Central em São Paulo e, em seguida, encaminhadas a área solicitada.

Para isso o deficiente deverá se encaminhar, de preferência acompanhado de um amigo, familiar ou pessoa de confiança, a um dos locais mais próximos de sua residência.

Para Itu e áreas pertencentes ao 50° BPMI, os cadastros podem ser realizados na 1ª Cia. da Polícia Militar, localizada na rua Piauí,133 no bairro Brasil; na 5ª Cia. (Rua Atibaia, 04, esquina com a Avenida Paz Universal, bairro Cidade Nova) e também no 50° BPMI, que fica na rua Arquiteto Márcio João de Arruda, 350, na Vila Leis.

O cadastro é realizado por um policial, devidamente habilitado, através de um simples formulário no próprio site da Polícia Militar. A PM informa também que o cadastro só pode ser feito em um dos locais indicados acima, pois o sistema é exclusivo da Policia Militar, portanto não é possível realizá-lo pela internet.