Novo superintendente da CIS fala ao JP com exclusividade e aborda os desafios
Na última semana, a cidade foi surpreendida com o anúncio da troca de comando na CIS (Companhia Ituana de Saneamento). Saiu Vincent Menu, engenheiro que ajudou a fundar a autarquia em 2017, e entrou Reginaldo Santos.
O novo superintendente é técnico ambiental formado pela ETEC “Martinho di Ciero” e atua na área de saneamento há 12 anos. Seu último cargo foi na Diretoria de Tratamento da CIS, até ocupar o novo posto.
Nesta edição, o JP traz uma entrevista exclusiva com ele, que fala sobre o convite para assumir o cargo e os desafios que deverá enfrentar na tarefa. Confira:
JP: Como foi receber o convite para substituir o Vincent Menu, que está desde a fundação da CIS?
Foi uma surpresa imensa receber o convite. Para mim, é uma oportunidade importante para dar continuidade ao legado deixado pelo meu antecessor. Aliás, agradeço muito a confiança depositada pelo prefeito Guilherme Gazzola ao fazer este convite.
JP: A que você credita o convite para assumir o posto?
À minha experiência profissional na área de saneamento e também ao trabalho que eu vinha exercendo na Diretoria de Tratamento nessa mesma autarquia desde 2018.
JP: Em quais condições você assume a superintendência da CIS?
Assumo os trabalhos com a CIS bem estruturada. Vincent realizou uma boa gestão e agora vamos dar sequência ao trabalho desenvolvido de forma competente e comprometida.
JP: Quais serão os principais desafios a curto, médio e longo prazo?
Inúmeros desafios ainda estão por vir, uma vez que o setor de saneamento está sempre em evolução. Neste momento, a CIS já iniciou obras para melhoria do sistema de tratamento e distribuição de água, com redução de perdas. Atingir 100% de tratamento de esgoto em Itu também é uma meta da autarquia.
JP: Nas últimas temos recebido reclamações de falta d’água em pontos diferentes da cidade. O que a CIS tem feito para sanar esses problemas?
Estamos cientes das reclamações e divulgamos por meio de nossos canais de comunicação todas as intermitências e interrupções do abastecimento. Atualmente temos como principal desafio a melhoria da distribuição de água nos locais que chamados de ponta de rede. São os últimos locais a serem abastecido na rede de distribuição de água. Com isso, durante altas constantes de consumo na cidade, a pressão é reduzida nestas localidades. Temos mapeado estes pontos da cidade e já estão previstas melhorias – como a ampliação da ETA Rancho Grande – e trocas de rede de forma gradativa. Já foram trocados mais de 12 quilômetros desde o início da gestão da CIS.
JP: Em entrevista ao jornal “Hora H”, da Rádio Cidade, o prefeito Guilherme Gazzola comentou sobre o processo de troca de tubulação do Bairro Brasil. Poderia dar mais detalhes?
Como expliquei na outra questão, estamos trocando de forma gradativa as redes de Itu. A cidade possui grande número de tubulações antigas e de ferro, que passaram muito tempo sem manutenção. Aos poucos, estamos trocando canos e melhorando a distribuição de água. Nas próximas semanas, parte das ruas do Bairro Brasil terão tubulações substituídas – caso a atual situação da pandemia não atrase os trabalhos.
JP: Além dessa obra, qual outra está na iminência de ser iniciada pela CIS?
Vamos lançar um pacote de obras para este ano, que envolve o início da ampliação da ETA do Rancho Grande, com construção de novos filtros. Também vamos ampliar a capacidade do Sistema Mombaça com instalação de bombas mais potentes e econômicas energeticamente. Ainda é prevista a construção do novo reservatório Potiguara, com capacidade para um milhão de litros. A troca de redes e outros serviços de melhoria de distribuição serão constantes.
JP: Como você recebe as críticas de vereadores da oposição quanto ao gasto com publicidade realizado pela CIS?
Com tranquilidade. O papel do poder legislativo é este: questionar e fiscalizar. Todos os gastos em comunicação feitos pela CIS atendem a legislação vigente.
JP: Por último, uma mensagem para a população ituana e o que ela pode esperar do seu trabalho.
Como cidadão ituano, tenho um profundo amor e respeito pela nossa cidade, não vou medir esforços para realizar um trabalho de excelência junto a CIS e com total apoio da prefeitura e do prefeito Guilherme Gazzola.
Marionete do GG