O cabelo sempre merece atenção!
Já faz algum tempo que se fala em assumir os fios como são naturalmente. Começou com assumir os fios brancos. Por causa da pandemia, o mundo modificou alguns hábitos e, com a necessidade de isolamento social, muitas pessoas começaram a cuidar dos cabelos em casa e assumiram os fios brancos, os fios encaracolados etc. O fato é que se percebeu ser perfeitamente possível manter o autocuidado, mesmo com as restrições impostas pela pandemia. E tem uma infinidade de cosméticos que prometem ajudar nessa tarefa.
E falando em cabelo, esse é um assunto que atrai a atenção. Geralmente os cabelos são classificados como Normal, Misto, Oleoso, Afro ou Seco. E tem ainda os quimicamente tratados, por isso é muito importante entender em qual dessas categorias os seus fios se encaixam e escolher o produto certo e, assim, mantê-los saudáveis e bonitos.
Apesar de o nome “normal” sugerir algo simples e comum, este é um tipo raro de cabelo. Em geral, é macio e sedoso, com balanço e volume naturais. Deve ser cortado regularmente e não admite o uso exagerado de produtos químicos. A beleza deste tipo de cabelo aumenta quando secado naturalmente e os xampus à base de plantas são os mais indicados. Para deixá-los ainda mais bonitos, bata no liquidificador meio abacate e 2 colheres (sopa) de iogurte natural. Passe a mistura nos fios limpos e ainda úmidos. Deixe agir durante 15 minutos e lave a seguir.
O cabelo misto geralmente apresenta as pontas secas e o couro cabeludo oleoso. Convém escová-los com moderação e investir em uma dieta alimentar sem excessos de gorduras e frituras. Além de usar xampus e cremes específicos para este tipo de cabelo, experimente fazer uma mistura com um gema de ovo, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, 2 colheres (sopa) de mel. Bater no liquidificador. Passe nas pontas dos fios e cubra a cabeça com toalha ou papel alumínio. Espere 20 minutos e lave a seguir.
Para manter os cabelos afros sempre saudáveis use condicionadores específicos para este tipo de cabelo e não abuse dos produtos químicos, pois os fios são finos e secos. Misture 1 colher (sobremesa) de creme para cabelo com uma clara de ovo batida em neve e meia banana amassada. Lave os cabelos com xampu neutro, aplique a mistura e envolva os fios com uma toalha morna e úmida por 20 minutos, enxaguando em seguida.
O maior problema para quem tem cabelo seco é a dificuldade em desembaraçá-los. Por isso, os cremes hidratantes são fundamentais. Além disso, os banhos mornos ajudam a estimular as glândulas sebáceas que lubrificam os fios.
Uma dieta rica em proteínas também colabora para preservar a saúde e a beleza do seu cabelo. Já os fios que passaram por algum processo químico, merecem atenção extra. Produtos específicos para eles não faltam, basta acertar na escolha. Sempre é bom dizer que é fundamental recorrer às orientações de profissionais no assunto, cuidando para que seja idôneo e saiba mesmo fazer o seu trabalho.
Falando ainda dos fios que passaram por procedimentos químicos, é bom ter em casa, para o dia a dia, uma máscara que cuide de selar os fios e assim minimizar o efeito frizz e as pontas duplas. Neste caso, vale os maravilhosos flaconetes que fazem efeito imediato e as boas lojas de cosméticos e grandes supermercados oferecem boas soluções em produtos para manter os fios sempre lindos. Se os fios estão muito secos e danificados devido a constantes procedimentos químicos, a melhor solução pode ser cortar os cabelos e aguardar pelos novos fios e ter mais cuidado com eles.