O mundo por trás das lentes
Os óculos são mais comuns do que se imagina, sejam eles de grau ou de sol, e ao falar desses acessórios, é imprescindível levar em conta a funcionalidade e o conforto dos mesmos.
Os óculos de grau são muito usados, já que cerca de 25% da população mundial sofre de miopia (distúrbio visual no qual objetos distantes são vistos de forma desfocada ou “borrada”), um problema muito comum, sem contar uma outra quantidade de pessoas que possuem hipermetropia (distúrbio visual no qual os objetos próximos dos olhos ficam desfocados).
Há também o astigmatismo, que exige o uso das lentes por ser um distúrbio que torna a vista distorcida, com a impressão de uma visão “girando”, por ser uma curvatura irregular da córnea ocular. Ambos os problemas de visão podem ser tratados com o uso de lentes de contato ou de grau, o que não pode faltar é o cuidado com a saúde e visitas periódicas ao oftalmologista!
Tipos de lentes
São diversos os tipos de lentes de grau, dentre elas: acrílicas, de vidro, monofocais, bifocais, progressivas, antirreflexo… É muita informação que deve ser levada em conta na hora de comprar, e todo o cuidado é necessário nesse momento.
As lentes antirreflexo são ideais para quem dirige bastante ou fica, por longo período de tempo, na frente de telas de computadores e outros aparelhos eletrônicos. Há também as lentes multifocais e com filtro UV, que dão um maior conforto a pessoas com mais de um distúrbio visual. O material das lentes de grau pode ser acrílico ou vidro, e é ideal que a escolha dessa etapa seja pessoal, para decidir o melhor para o problema visual.
A oftalmologista Juliana Fruet recomenda, para pessoas que praticam algum tipo de esporte, as lentes de policarbonato. “Para as pessoas que usam óculos durante esportes ou outras atividades que podem resultar em ferimentos nos olhos, recomenda-se as lentes de policarbonato, que é altamente resistente a impactos”, conta, acrescentando uma dica para quem fica na dúvida na hora de escolher as lentes. “Outra opção para a correção da visão com proteção UV é o óculos de prescrição. Além disso, para as pessoas que preferem um conjunto de óculos para áreas internas e ao ar livre, as lentes fotocromáticas são uma boa opção”, completa.
Estilos de armações
Na hora de escolher o modelo e a cor da armação, é essencial levar em conta a funcionalidade e a qualidade da mesma. As armações em formato de coração ou estrela, por exemplo, ganharam espaço por serem influência de pessoas da mídia, e hoje, ainda são utilizadas em fantasias ou em confecção de looks mais despojados.
Para não errar na hora de escolher a armação, confira três dicas para escolher a armação perfeita:
· Observar o material e as “articulações” da armação é essencial. Optar por um produto um pouco mais caro, porém de um material mais resistente, é indispensável;
· Analise as partes da armação que ficarão apoiadas em seu nariz e cabeça, para que elas não machuquem. O ideal é escolher sempre as armações confortáveis;
· Para decidir a cor e tamanho da armação, é necessário analisar o “estilo” pessoal. Na busca por algo diferente, as armações com linhas finas coloridas fazem toda a diferença, e os formatos retrô, como redondo tipo “fundo de garrafa” e quadradas, são inovadores e sofisticados.
Óculos de sol
Os óculos de sol são estilosos e requisitados nos dias ensolarados, e a escolha deles deve ser feita com base em critérios pessoais, pois o que pode ser confortável e ideal para alguém pode não ser para todos.
Carlos Eduardo Santana, proprietário da Ópticas Duilio, de Itu, conta quais são as marcas de óculos de sol mais vendidas. “Óculos de sol da Rayban, Ana Hickmann, Oakley e Speedo são os mais vendidos na loja”, comenta.
“É bom sempre comprar os óculos [de grau] com a receita médica, optar por lentes com filtro UV e sempre seguir as recomendações médicas”, recomenda Carlos Eduardo, sobre pessoas iniciando o uso de óculos de grau.
As armações dos óculos de sol sofrem constantes atualizações, e as lentes espelhadas estão sendo muito utilizadas, principalmente por jovens. As lentes escuras com armações redondas são clássicas e nunca saem de moda. Os óculos de sol podem conter grau nas lentes também.
Independente da escolha de cores de lentes e armações, o importante é usar o que é ideal para a saúde e, claro, sempre usar aquilo que te faz feliz! (Gabriela Prado)