Observatório Social propõe Plano de Transparência aos candidatos deste ano
Organização pretende colaborar com a eficiência dos gastos públicos e dos serviços prestados à população
O Observatório Social de Itu, em conjunto com a Rede de Observatórios Sociais do Brasil, está propondo aos candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador que assumam um compromisso com a implantação de um Plano de Transparência e controle Social. Os documentos já estão sendo entregues aos diretórios dos partidos políticos na cidade.
As propostas se baseiam na experiência acumulada pela Rede de Observatórios e foram enriquecidas por debates realizados com representantes sociais de Itu e de outros municípios. Segundo Daniela Silva Barsalini, membro do Observatório Social de Itu, o intuito é realizar encontros presenciais com os candidatos a prefeito. “Queremos ser recebidos por todos. Caso não consigamos nos reunir, os compromissos serão deixados com as assessorias”, afirma.
No caso dos candidatos a vereador, os termos estão sendo entregues nos diretórios políticos. Em setembro, o Observatório pretende recolher os documentos assinados.
Palestra
Na visão do Observatório, os compromissos elencados são considerados relevantes para o alcance da transparência e para a prevenção de irregularidades e do desperdício de recursos públicos. “Se assumidos e colocados efetivamente em prática, em muito auxiliarão no melhor gerenciamento e acompanhamento dos atos da administração”, destacam os integrantes. “Esta é a contribuição do Observatório para este pleito, visando contribuir para a melhoria da gestão pública como um caminho para a construção da justiça social”.
Entre as propostas sugeridas aos candidatos à Prefeitura, Daniela Barsalini destaca o “Programa Compra Itu”, que tem a finalidade de promover a capacitação das empresas locais e incentivá-las a participar dos processos de compras públicas. “É uma maneira de gerar renda interna e permitir que a riqueza fique dentro do próprio município”, enfatiza.
No dia 16 de setembro, das 19h às 22h, o Observatório realiza no IBAO uma palestra para esclarecimentos do Controle Social e de questões pontuais relacionadas ao município. Durante o evento, gratuito e aberto à população, pretendem apresentar todos os compromissos recolhidos e assinados.