Oficina de cinema gratuita acontece na cidade de Itu

Foto: Lana de Oliveira

“Itu na memória” será o tema da oficina idealizada por Rogério Emilio que acontecerá no domingo (18), às 19h, no Cila. A oficina prática e teórica discorrerá sobre os princípios básicos da produção de um curta metragem, uma introdução à linguagem do cinema, onde os participantes descobrirão novas formas de fazer um filme utilizando os aparelhos celulares.

Uma exploração de ideias e experimentações visuais com a atenção voltada aos cenários e personagens existentes na vida ituana, com conceitos e ideias na contramão do cinema comercial para um cinema de liberdade, de produções independentes e de baixos orçamentos, para que ao final, seja realizado um curta-metragem onde fique registrado, este momento de descoberta e interação cinematográfica.

A oficina vem com a proposta principal de inspirar, despertar o olhar e a sensibilidade das pessoas às outras linguagens e outras formas de se fazer um filme. Mostrar que é possível construir um filme com pouco equipamento e muita imaginação, entender o cinema também como um registro de pessoas e lugares.

Serão realizados pequenos filmes ensaios com os participantes da oficina, incentivando a enxergar Itu e suas peculiaridades através desses olhares e que estes também se reconheçam em seus trabalhos. Posteriormente será montado um curta-metragem somente com as imagens captadas pelos participantes, gerando um registro histórico da cidade, a fim de realizar futuramente uma exibição no Cineclube de Itu.

A oficina será dividida em dois módulos, teórico e prático, englobando introdução ao sentido da imagem e movimento nos conceitos de planos, cenas e sequências; atividade de captação de fotografias; e visualização das imagens captadas e discussão em conjunto. A oficina faz parte do 28º Festival de Artes de Itu, tem duração de duas horas, é gratuita e limitada a 20 participantes acima de 16 anos.

Rogério Emílio é cineasta, cineclubista e curador do Cineclube de Itu. Produziu e dirigiu os curtas metragens Letargia Urbana, Cidade sem água e A Caverna, este último exibido nos festivais de cinema Anarquista em São Paulo, Buenos Aires (Argentina), Quito (Equador) e Toluca (México).  Representante de Itu no Fórum de cinema do interior Paulista ICINE.