Oficinas para criação do Plano de Manejo da APA Rio Tietê inicia amanhã

A APA Rio Tietê é uma das maiores unidades de conservação do Estado, com mais de 4000 ha de área protegida (Foto: Renata Guarnieri/Prefeitura de Itu)

Nesta quinta-feira (27), das 16h30 às 20h, será realizada a primeira oficina de planejamento participativo do Plano de Manejo da Área de Proteção Ambiental – APA Itu Rio Tietê. Toda a sociedade civil está convidada a participar da oficina, que ocorrerá no auditório na sede da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Ao todo serão quatro encontros realizados em parceria com a empresa Geobrasilis, agendados para os dias 18 de maio, 15 de junho e 13 de julho.

O Plano de Manejo da APA Rio Tietê é um documento importante para a preservação e gestão desse importante recurso natural do interior de São Paulo. A APA Rio Tietê é uma das maiores unidades de conservação do Estado, com mais de 4.000 hectares de área protegida, inseridos na bacia hidrográfica do Rio Tietê e seus afluentes.

O Plano de Manejo visa orientar as ações de conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos naturais, bem como a implantação das estruturas físicas necessárias à gestão da unidade, em conformidade com a Lei Federal do Sistema Nacional Unidades de Conservação SNUC (nº 9.985), de 18 de julho de 2000.

No plano serão definidas as diretrizes e medidas para a conservação da fauna, da flora e dos recursos hídricos da região, além de propor estratégias de bioeconomia associadas a atividades humanas, como a agricultura, o turismo e o lazer. Ele também prevê ações de fiscalização e monitoramento ambiental.

O auditório da sede da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu fica localizado no Parque Ecológico do Taboão, que fica na Avenida Itu 400 anos, 77, Novo Centro.